(Luiz Costa/Arquivo)
O clássico entre Atlético e Cruzeiro, no domingo (19), válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, deverá ter apenas uma torcida no Independência. Pelo menos esse é o pensamento da Polícia Militar. Pelas dificuldades de acesso ao estádio e o risco de confusão em outros pontos da cidade, a PM vai defender o ponto de vista na reunião de amanhã, na sede da Federação Mineira de Futebol, que vai definir detalhes do jogo e terá também a participação de representantes dos dois clubes.
A informação ainda não é oficial, mas militares ouvidos pelo Hoje em Dia garantem que as conversas nesse sentido estão adiantadas. “Já houve uma discussão sobre este assunto e, por questões de segurança, tudo indica que teremos apenas a torcida do Cruzeiro”, disse um policial ontem, no Independência, antes do jogo entre Atlético e Botafogo.
Preocupação
O comandante do Batalhão de Polícia de Eventos, tenente-coronel Cícero Leonardo da Cunha, foi procurado para comentar o assunto, mas não pôde responder ao questionamento, porque estava ocupado com problemas envolvendo torcedores do Botafogo no estádio, antes do jogo de domingo.
A principal preocupação, no caso do clássico, é com o acesso da torcida considerada visitante, no caso a do Atlético. Dentro do Independência, os atleticanos teriam que ocupar o local destinado aos visitantes, em cima das cabines de imprensa e com uma entrada exclusiva, como normalmente acontece nos jogos no estádio.
Porém, do lado de fora é que existe o principal questionamento. Isso porque, segundo alguns militares, seria difícil conter tumultos e discussões. “A torcida do Cruzeiro já está brigando entre eles mesmos. Imagine se tiver também a torcida do Atlético? É uma situação realmente complicada”, disse um outro policial. Os dois militares preferiram não se identificar, porque não haviam sido autorizados pelo comandante a comentar o assunto.
Retorno
O duelo entre Cruzeiro e Atlético marca o reencontro do clássico com o torcedor de Belo Horizonte. Desde fevereiro de 2010, quando o Cruzeiro venceu o Galo por 3 a 1, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, os dois times não se enfrentam na capital.
O jogo, inclusive, marcou a estreia do meia Roger com a camisa celeste. O jogador, que se aposentou recentemente, entrou no segundo tempo e fez o terceiro gol, com um chute de fora da área. De lá para cá, as duas equipes se enfrentaram em Sete Lagoas e uma vez em Uberlândia.