Classificada, África do Sul oficializa desistência de jogar hóquei na Olimpíada

Estadão Conteúdo
17/12/2015 às 14:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:22

A Federação Internacional de Hóquei (IHF) confirmou nesta quinta-feira (17) que a África do Sul abriu mão de participar das competições de hóquei sobre a grama dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, depois de ter alcançado a classificação a partir do Pré-Olímpico Africano tanto no masculino quanto no feminino. Nova Zelândia, entre os homens, e Espanha, entre as mulheres, foram convidadas a ficar com essas vagas.

O Comitê Olímpico da África do Sul (SASCOC, na sigla em inglês) definiu que nenhum time do País virá ao Rio por ser só campeão africano. As seleções sul-africanas de hóquei sobre a grama, por exemplo, só disputariam a Olimpíada se conseguirem a classificação pela Liga Mundial, o que não ocorreu. A mesma regra vale para todos os demais esportes coletivos, com exceção do futebol masculino.

Serão 12 times em cada uma das competições de hóquei sobre a grama nos Jogos do Rio. A África do Sul, que desde 1992 se classifica nos dois naipes, ocupa o 15.º lugar no ranking mundial no masculino e o 11.º no feminino.

Nova Zelândia, no masculino, e a Espanha, no feminino, ficaram com as vagas porque são as melhores no ranking mundial entre as seleções que não se classificaram para a Olimpíada. Como os critérios já haviam sido oficializados, não havia como convidar o Brasil, que não tem vaga na competição entre as mulheres.

A tendência é que o mesmo aconteça no polo aquático, modalidade na qual a África do Sul também é soberana em nível continental. Para os Jogos do Rio, diferente do que vinha acontecendo nas edições anteriores da Olimpíada, uma vaga em cada naipe foi reservada ao campeão da África.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por