COI confirma seis cidades candidatas dos Jogos de Inverno

Agência Estado
15/11/2013 às 15:21.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:10

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou nesta sexta-feira (15) a lista com as cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A relação final conta com Estocolmo (Suécia), Pequim (China), Oslo (Noruega), Lviv (Ucrânia), Cracóvia (Polônia) e Almaty (Casaquistão).

Destas, Pequim e Estocolmo já sediaram os Jogos Olímpicos de Verão, em 2008 e 1912, respectivamente. Oslo, por sua vez, recebeu uma edição dos Jogos de Inverno, em 1952. Se for vitoriosa na escolha, a capital norueguesa pretende mandar os eventos alpinos na região de Lillehammer, que recebeu os Jogos de 1994.

"Estou encantado por contar com seis cidades interessadas em receber os Jogos de Inverno de 2022", declarou o presidente do COI, Thomas Bach. "Estas cidades e seus apoiadores claramente compreenderam os benefícios de sediar os Jogos e o legado de longa duração que o evento deixa para a região".

Bach exaltou o número de cidades porque a edição anterior, a ser realizada em 2018, havia recebido apenas três candidatas - Pyeongchang, na Coreia do Sul, foi a escolhida. A próxima edição será realizada no próximo ano, em Sochi, na Rússia.

Entre as candidatas de 2022, Pequim deve ter maior dificuldade para ser escolhida porque recebeu recentemente os Jogos de Verão e a região asiática já sediará os Jogos de 2018. Dois anos depois, Tóquio vai receber os Jogos de Verão. Já Cracóvia, Lviv e Almaty tentam sediar o evento pela segunda vez, após apresentarem candidaturas para 2014.

A lista de seis cidades será reduzida em julho do próximo ano, antes da escolha final, a ser anunciada somente em 2015.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por