A recuperação do São Paulo no Campeonato Brasileiro continua a todo vapor. Neste domingo, com grande atuação do atacante Aloísio, autor dos três gols do time (um em posição de impedimento e outros dois em cobranças de pênalti), o clube do Morumbi derrotou o Internacional por 3 a 2, em Caxias do Sul (RS), pela 31.ª rodada, e subiu para a nona colocação, com 43 pontos. Os gaúchos, com 42, estão em décimo e reclamaram muito da arbitragem.
Com a vitória no Rio Grande do Sul, o São Paulo completa sete jogos de invencibilidade. No Brasileirão, são cinco triunfos e um empate, o que fez o time deixar o risco de rebaixamento e agora até pensar em vaga na Copa Libertadores. Lugar na competição continental que também pode ser conquistada com o bi da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, no Morumbi, a equipe recebe o Atlético Nacional, da Colômbia, pela rodada de ida das quartas de final.
Já o Internacional parece fadado a apenas cumprir tabela neste final de temporada. Eliminado da Copa do Brasil no meio de semana, o time gaúcho ficou distante da zona de classificação à Libertadores. Precisará de muito futebol e sorte nas últimas sete rodadas para este feito. No próximo domingo, jogará contra o Atlético Paranaense, em Joinville (SC).
O JOGO - Pelos primeiros minutos da partida em Caxias do Sul, parecia que ela seria dominada pela forte marcação e faltas atrás de faltas. Mas um erro da arbitragem, aos 9 minutos, permitiu que o São Paulo abrisse o placar e a dinâmica do jogo mudasse. Em posição de impedimento dentro da área, Aloísio recebeu passe de Rodrigo Caio e chutou cruzado no canto direito de Muriel para fazer o seu primeiro gol.
Com o gol, a partida se transformou. A marcação das duas equipes afrouxou e os ataques começaram a levar vantagem sobre as defesas. A consequência disto foram as oportunidades de gol sendo criadas a todo instante. Aos 17 minutos, Leandro Damião perdeu uma incrível, de frente para a meta de Rogério Ceni. Aos 32, o centroavante se redimiu e empatou o jogo em uma arrancada com a bola da intermediária e um bonito toque na saída do goleiro são-paulino.
Pouco antes do intervalo, o São Paulo aproveitou uma chance que teve. Aos 42 minutos, João Afonso fez um pênalti desnecessário em Ademilson e Aloísio, desta vez o escolhido para fazer a cobrança ao invés de Rogério Ceni, não deu chances para Muriel ao bater no canto direito baixo.
No segundo tempo, os primeiros 20 minutos foram eletrizantes. Aos 2, o Internacional conseguiu novo empate com o gol de Jorge Henrique, aproveitando falha de Rogério Ceni na pequena área. Cinco minutos depois, o mesmo Jorge Henrique cometeu um pênalti infantil em Ademilson e mais uma vez Aloísio deixou a sua marca, anotando o seu terceiro gol no jogo.
A sequência da partida não deixava o torcedor respirar. Aos 12 minutos, Alex recebeu de Gabriel na intermediária e chutou forte. A bola bateu na trave esquerda do gol do São Paulo e foi para fora. Cinco minutos depois, foi a vez dos visitantes acertarem o travessão em chute de Ademilson.
A partir daí, o jogo deu uma esfriada. O Internacional, precisando de pontos, foi todo ao ataque, mas esbarrou na má fase de seus atacantes e meias. E ainda foi mais uma vez prejudicado pela arbitragem, aos 32 minutos, quando Wellington derrubou Jorge Henrique na linha da grande área, mas o carioca Péricles Bassols Pegado Cortez resolveu marcar falta fora da área.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 x 3 SÃO PAULO
INTERNACIONAL - Muriel; Gabriel (Rafael Moura), Jackson, Juan e Fabrício; João Afonso, Alex (Caio), Otávio, D'Alessandro e Jorge Henrique; Leandro Damião (Scocco). Técnico: Clemer.
SÃO PAULO - Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi e Edson Silva; Douglas, Wellington, Rodrigo Caio, Paulo Henrique Ganso e Reinaldo; Aloísio (Welliton) e Ademilson (Lucas Evangelista). Técnico: Muricy Ramalho.
GOLS - Aloísio, aos 9 e aos 43 (pênalti), e Leandro Damião, aos 32 minutos do primeiro tempo; Jorge Henrique, aos 2, e Aloísio (pênalti), aos 8 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Juan e João Afonso (Internacional); Wellington e Aloísio (São Paulo).
ÁRBITRO - Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa/RJ).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS).
http://www.estadao.com.br