Com Atlético 'B', FMF convoca 11 equipes para a disputa da Segunda Divisão do Mineiro 2017

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
05/05/2017 às 02:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:24

O presidente da FMF, através de um edital de convocação realizado na última quinta-feira (4), fez uma convocação para os times que se inscreveram na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro marquem presença no conselho técnico da competição, marcado para 16 de maio. No documento, está a lista dos 11 participantes do terceiro nível do futebol profissional do Estado de Minas Gerais. Um deles é o Clube Atlético Mineiro (B), uma equipe alternativa que o Galo criará, formada por jogadores sub-23.

Na segunda quinzena deste mês, portanto, a Federação Mineira irá definir o sistema de disputa da Segunda Divisão, que irá ocupar todo o calendário do segundo semestre do ano, dando direito a duas vagas no Módulo II de 2018. Casimiro de Abreu, Inter de Minas, Betis, Coimbra, Democrata-SL, Figueirense, Ipatinga, Poços de Caldas FC, Ponte Nova FC e União Luziense foram as outras equipes que manifestaram interesse e participarão do torneio.

O Atlético "B" é um projeto criado pela atual diretoria do clube visando dar bagagem a jogadores vindos das categorias de base, que estouraram a idade de júnior, mas que ainda não estão totalmente aptos a servir o profissional, seja por falta de espaço ou por ainda precisarem galgar degraus na carreira. O Galo, inclusive, já fez uma contratação específica para este time "B", o zagueiro Matheus Mancini, ex-Botafogo-SP, filho do técnico Vágner Mancini, atualmente na Chapecoense. Reprodução/FMF / N/A

Ofício da Federação Mineira com a lista de clubes participantes da Segundona

FÓRMULA DE DISPUTA
Se a FMF mantiver o desenho do formato de disputa da Segundona 2016, a edição 2017 deverá ser dividida em primeira fase e hexagonal final. No ano passado, 14 times foram alocados em três chaves, sendo duas com cinco equipes e uma com quatro times, com jogos de turno e returno.

Houve a desistência do Nacional de Uberaba e uma posterior exclusão do Itaúna. Há um hexagonal final com os dois melhores colocados de cada grupo, sendo que o campeão e o vice-campeão disputam o Módulo II seguinte. 

Para a escolha dos grupos, a Federação usou o que foi denominado de "critério regional". Times de BH, Santa Luzia, Sabará e Itabira ficaram na mesma chave. Este ano, o Galo B pode ficar no mesmo grupo de União Luziense (Santa Luzia), Coimbra (Nova Lima), Democrata (Sete Lagoas), se for construído dois grupos de quatro times e um grupo de três equipes. Há a possibilidade ainda de um sistema de um grupo de cinco times e outro de seis equipes.

CASA PRÓPRIA
O Atlético, se conseguir chegar às duas primeiras posições finais, poderá jogar o Módulo II 2018 sem nenhum empecilho. A única determinação da FMF/CBF, é que uma equipe "B" jamais esteja na mesma divisão da equipe "A". O Galo está em construção de novos campos no CT, sendo um deles um mini-estádio para abrigar jogos das categorias de base. O terreno a ser erguido esses novos gramados é um anexo à Cidade do Galo. Será construído mais três campos, sendo um deles este espaço com arquibancada para torcedores. Reprodução/Atlético / N/A

Obras na Cidade do Galo para a construção de três novos campos que abastecerá a base

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por