(Pedro Souza/Atlético)
Uma reunião em São Paulo no início da semana decretou a realização do Campeonato Brasileiro Sub-23 pela Confederação Brasileira de Futebol. O torneio, que deverá ocupar poucas semanas desta reta final de calendário, terá 10 participantes, entre eles a dupla mineira Atlético e Cruzeiro.
A ideia da competição foi revelada pelo UOL Esporte no fim de setembro. A reportagem do Hoje em Dia confirmou que o martelo foi batido e falta apenas a divulgação de detalhes das datas das partidas. Fato é que as equipes serão divididas em dois grupos, com a intenção de fazer mata-mata após o chaveamento.
Atlético e Cruzeiro haviam sido convidados pela CBF e aceitaram o convite. Ao Hoje em Dia, a assessoria da equipe 'B' do Galo informou que o clube tem interesse em disputar o torneio, mas ainda aguardava a confirmação por parte da entidade. Mas a competição realmente sairá do papel, com a expectativa de ser realizada a partir do penúltimo fim de semana de outubro (21 e 22) até a virada de novembro para dezembro.
O Galo já tem uma equipe preparada para a competição. Criado este ano, o time Sub-23 do clube está em plena atividade, brigando por promoção na Segundona do Campeonato Mineiro (terceira divisão, na prática). A competição estadual termina em 28 de outubro.
Os grupos do Brasileirão Sub-23 serão: A - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Coritiba e Figueirense; B - Atlético, Atlético-PR, Grêmio, Botafogo e Santos.
DIREITOS DE TV
A competição já nascerá com os direitos de transmissão comercializados. O canal Esporte Interativo, do conglomerado de mídia Turner, comprou o torneio e irá transmitir os jogos de maneira exclusiva. A intenção é de fazer a edição 2017 experimental, para fixar a competição no calendário nos próximos anos.
O Campeonato Brasileiro Sub-23 já está publicado no site da CBF. Entretanto, a aba da competição não possui nenhuma informação, a não ser documentos que abrangem outros torneios. As equipes poderão escalar até três jogadores de linha acima da idade, além de um goleiro com mais de 23 anos. Reprodução