(Lucas Prates)
O Cruzeiro precisa de apenas um ponto para garantir matematicamente a primeira colocação, e o Atlético de dois para alcançar a classificação à próxima fase.
Mas a folga dos dois está longe de ser vivida pelos outros dez clubes do Módulo I, que brigarão nas duas últimas rodadas pela presença nas semifinais ou contra o rebaixamento no Campeonato Mineiro.
A terceira e quarta vagas na próxima fase terão confrontos diretos nas duas próximas rodadas e eles serão decisivos, pois a URT, terceira colocada, com 15 pontos, participa dos dois.
No domingo, encara o sexto colocado Uberlândia, no Parque do Sabiá, e encerra participação recebendo o quinto colocado, América, em Patos de Minas, em 10 de abril.
Segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, o clube que alcançar 17 pontos tem quase 74% de chances de classificação às semifinais.
E esta marca tão baixa em relação ao ano passado, quando foram necessários 21, se deve justamente aos confrontos diretos.
Além disso, o Villa Nova, que é quarto colocado, com 14 pontos, não joga mais em casa. A última partida com mando o Villa disputará no Mineirão, contra o Atlético, sábado que vem.
Depois, encara o lanterna Guarani, que provavelmente estará jogando sua permanência no Módulo I, em Divinópolis.
Rebaixamento
Se a pontuação para a classificação às semifinais vai ser menor em relação ao ano passado, esta edição do Campeonato Mineiro pode exigir a maior marca para se evitar a queda para o Módulo II nos últimos dez anos.
No ano passado, Democrata-GV e Mamoré foram rebaixados com oito pontos. Este ano, o lanterna Guarani já soma nove.
O Boa Esporte, que é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, tem dez pontos.
A maior marca para se evitar o rebaixamento nos últimos dez anos foram 11 pontos, em 2014.
Em sete (2006, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015) das últimas dez edições do Campeonato Mineiro, os nove pontos que o lanterna Guarani soma hoje, a duas rodadas do final da fase classificatória, seriam suficientes para se evitar o rebaixamento.Editoria de Arte / N/A
Digite aqui a legenda