Pela primeira vez entidade vai utilizar urnas eletrônicas no pleito eleitoral, mesmo que tenha apenas um candidato
Eleições ocorrem neste domingo, às 10h30 (Lucas Figueiredo/CBF)
As eleições para a escolha do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão marcadas para este domingo (25), às 10h30. Samir Xaud, candidato único, será o escolhido para o cargo.
Pela primeira vez, a entidade terá urna eletrônica na sede durante o pleito eleitoral. O equipamento está disponível para dirigentes dos clubes e federações que quiserem ir até a sede depositarem os votos.
O edital que anunciou o pleito foi publicado no último sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor na quinta-feira (15), quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou Ednaldo Rodrigues da presidência.
No comunicado assinado por Sarney e publicado no site da CBF na sexta-feira (16), a eleição definirá, além do novo mandatário, mais oito vice-presidentes, três membros efetivos e outros três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. O mandato será para o quadriênio 2025/2029.
Por discordarem do processo eleitoral vigente da CBF, América e Cruzeiro não comparecerão na votação da eleição do domingo (25), que elegerá Samir Suad como novo presidente da entidade.
Os mineiros se juntarão a outros 18 clubes por acreditarem que o “futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade”.
Os times que declararam ausência são: América, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.