Com "chineses", Dunga convoca 23 jogadores para as Eliminatórias

Hoje em Dia
03/03/2016 às 11:06.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:39
 (Rafael Ribeiro / CBF )

(Rafael Ribeiro / CBF )

O técnico Dunga anunciou na manhã desta quinta-feira (3) os 23 jogadores convocados para os próximos compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. O auxiliar pontual será o ex-zagueiro Lúcio, pentacampeão em 2002. O Brasil entra em campo nos dias 25 e 29 de março contra o Uruguai, em Recife, e contra o Paraguai, em Assunção. Com isso, os comandados de Dunga voltarão a vestir a amarelinha após um hiato de 128 dias. A última vez que a Seleção esteve em campo foi no dia 17 de novembro, vitória por 3 a 0 sobre o Peru.

A surpresa ficou por conta da convocação de Renato Augusto e Gil, que recentemente trocaram o campeão Brasileiro, Corinthians, pelo futebol chinês. Outros que vinham recebendo chances com Dunga, como Everton Ribeiro e Ricardo Goulart deixaram de ser convocados pela escolha de como gerenciar suas carreiras.

Assim como no primeiro momento, com Tardelli e Goulart que foram perdendo espaço, Dunga voltou a mostrar preocupação com a transferência de jogadores para os mercados ditos alternativos.

"Sem duvida nos preocupa. Distância e competitividade. Situação de mercado. Antes era a Europa, depois leste europeu e agora China. Depende deles trabalharem a mais para se manter em forma e em alto nível. Eles vão conviver com a cobrança, vamos analisar de forma diferente os erros. Eles jogam em um mercado que não é de primeira linha. Eles têm que ter uma preparação à parte. Um ou dois dias antes de liberação para viajar e conseguir se recuperar para treinar em alto nível", explicou Dunga.

"Tenho que tomar decisões difíceis sempre. Temos que lembrar que recentemente eles estavam jogando aqui em alto nível, inclusive na Seleção. Agora depende deles virem e provarem que podem sim continuar sendo chamados. Coerência é a palavra-chave", completou.

Mais uma vez o treinador da Seleção promoveu uma mudança nos goleiros. Se inicialmente Cássio, do Corinthians, vinha recebendo oportunidades, desta vez o goleiro Diego Alves, do Valencia, da Espanha, recebeu nova chance de figurar entre os 23.

A seleção brasileira ocupa a terceira colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, com sete pontos. Quem lidera é o Equador, com 12, seguido pelo Uruguai (9). Os quatro primeiros colocados garantem vaga no Mundial, e o quinto disputará a repescagem com uma seleção da Oceania. A preparação será na Granja Comary, em Teresópolis, entre os dias 21 e 24 de março. Após encarar o Uruguai, a Seleção vai treinar em Porto Alegre de olho no duelo contra o Paraguai, em Assunção.

Veja a lista de convocados

Goleiros

Alisson (Internacional)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Diego Alves (Valencia-ESP)

Zagueiros

David Luiz (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Gil (Shandong Luneng-CHI)

Laterais

Danilo (Real Madrid-ESP)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)
Alex Sandro (Juventus-ITA)

Volantes

Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)

Meias

Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea-ING)
Kaká (Orlando City-EUA)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes

Neymar (Barcelona-ESP)
Hulk (Zenit-RUS)
Ricardo Oliveira (Santos)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por