(Marcello Zambrana/Light Press)
Como um rolo compressor, o Cruzeiro mostrou porque desde o ano passado é o time a ser batido no Campeonato Brasileiro. Com dois gols relâmpagos o time Celeste derrotou o Palmeiras, por 2 a 1, neste domingo (20), em pleno Pacaembu, conquistando os três pontos e se isolando ainda mais na liderança.
Pressionando desde o apito inicial, o Cruzeiro rapidamente abriu dois gols de vantagem. Primeiro com o artilheiro do Brasileirão Ricardo Goulart, que aproveitou o cruzamento de Marquinhos pela direita, aos sete minutos. Depois com Manoel, que em novo cruzamento de Marquinhos subiu mais que a zaga palmeirense para ampliar para o time celeste, aos nove.
No segundo tempo as coisas se inverteram. Enquanto o Cruzeiro tentava fazer o tempo passar, o Palmeiras foi com tudo ao ataque. Mesmo sem organização, o time paulista conseguiu descontar com Tobio, após falha da zaga celeste, logo aos oito minutos da etapa complementar. Como já virou costume, Fábio salvou o Cruzeiro e ajudou a equipe a garantir a vitória e a liderança isolada da competição.
Confira as imagens da partida:
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o líder Cruzeiro recebe o Figueirense, sábado (26), às 18h30, no Mineirão. Já o Palmeiras encara o Corinthians, no Itaquerão, às 16 horas, do próximo domingo (27). Porém o Verdão, tem um compromisso no meio de semana, quarta-feira (23), às 19h30, na Ressacada, contra o Avaí, pela Copa do Brasil.
O jogo
Mostrando porque é o líder da competição, o Cruzeiro chegou com perigo logo aos 33 segundos de jogo. Após cruzamento de Egídio, Ricardo Goulart cabeceou para boa defesa de Fábio.
Aos três minutos novamente o Cruzeiro assustou o Palmeiras. Marquinhos recebeu aberto pela esquerda, cortou para o pé direito e chutou forte. A bola tinha endereço, mas Fábio conseguiu espalmar para escanteio, salvando o verdão. Dois minutos depois, o Palmeiras conseguiu chegar pela primeira vez ao gol cruzeirense. Leandro recebeu e arriscou, mas a bola foi no meio do gol de Fábio, que fez a defesa.
Marquinhos fez ótima jogada individual pela direita, ele driblou dois marcadores e cruzou rasteiro, Marcelo Moreno fez o corta-luz na primeira trave, para Ricardo Goulart sozinho no meio da área abrir o placar para o Cruzeiro, aos sete minutos.
Sem dar tempo para o Palmeiras assimilar o golpe do primeiro gol, o Cruzeiro ampliou aos nove minutos. Após cobrança de falta da intermediária, Marquinhos levantou na área paulista e Manoel subiu mais que a zaga paulista para marcar seu primeiro gol com a camisa cruzeirense. 2 a 0 Cruzeiro.
Tentando responder a altura, o Palmeiras começou a levantar bolas na área do Cruzeiro, mas sem sucesso, já que quando a zaga não cortava, Fábio aparecia para ficar com a bola. Mas quem chegou novamente com perigo foi o Cruzeiro. Aos 18 minutos, Éverton Ribeiro puxou rápido contra-ataque e da entrada da área chutou rasteiro para boa defesa de Fábio.
Com a vantagem no placar e jogando melhor que o Palmeiras, o Cruzeiro voltou a pressionar aos 30 minutos, com Marquinhos. O atacante recebeu na esquerda do ataque e arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro e saiu à direita do gol de Fábio.
No minuto seguinte, o Palmeiras finalmente assustou a meta cruzeirense, Leandro tabelou com Mendieta e recebeu dentro da pequena área e finalizou forte. Bem colocado Fábio fez grande defesa, mas a bola sobrou ainda dentro da área para Henrique. Porém o atacante pegou mal na bola e isolou sobre o gol cruzeirense.
Aos 36 minutos, quase o Palmeiras diminuiu. Após cobrança de escanteio, o volante cruzeirense Henrique tentou tirar e por pouco não marcou contra. A bola explodiu na trave direita de Fábio. Pressionando em busca do primeiro gol, o Palmeiras voltou a assustar aos 41 minutos. Leandro arriscou da entrada da área, mas a bola passou à direita do gol cruzeirense.
Segundo tempo
Precavendo para não ter um jogador expulso, Marcelo Oliveira começou a segunda etapa com uma troca. Único jogador amarelado no primeiro tempo, Lucas Silva saiu para entrada de Willian Farias. Em desvantagem o Palmeiras começou a segunda etapa no ataque e pressionando. Porém a falta de organização facilitava a marcação cruzeirense.
Na insistência, o Palmeiras conseguiu diminuir aos oito minutos. Em cobrança de falta, Mendieta levantou na área do Cruzeiro. Tobio aproveitou a falha da marcação de Manoel, e livre dentro da área desviou a bola que entrou no canto esquerdo de Fábio.
Por muito pouco o Palmeiras não empatou aos 16 minutos. Após receber boa bola de Leandro, Henrique finalizou cruzado obrigando Fábio fazer grande defesa. O camisa 1 do Cruzeiro fechou bem o ângulo.
Na tentativa de matar a partida o Cruzeiro voltou com perigo ao ataque aos 25 minutos. Após cruzamento rasteiro de Samúdio, Tinga fez o corta-luz para Ricardo Goulart que foi derrubado na área por Renato. Mas o árbitro mandou o lance seguir para desespero dos jogadores cruzeirenses.
Três minutos depois o Palmeiras quase empatou. Lúcio lançou Pablo Mouche que errou o domínio, mas conseguiu finalizar cruzado. Com muito perigo, a bola passou à esquerda do gol de Fábio. Aos 35 nova chance do Palmeiras. Após cruzamento vindo da direita, Diogo sobe mais que a defesa celeste, mas cabeceia fraco no meio do gol, para a tranquila defesa de Fábio.
Ficha técnica
Palmeiras x Cruzeiro
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires, todos de Goiás
Público: 14.970 pagantes
Renda: R$ 627.635,50
Cartões amarelos: Lucas Silva, Henrique, Egídio, Fábio, Willian Farias (Cruzeiro). Mendieta, Henrique e Lúcio (Palmeiras)
Gols: Ricardo Goulart aos sete minutos e Manoel aos nove do primeiro tempo. Tobio aos oito minutos do segundo tempo.
Palmeiras: Fábio; Wendell, Lúcio, Tobio, William Matheus; Renato, Eguren (Felipe Menezes), Mendieta (Erik); Leandro (Pablo Mouche), Diogo e Henrique.
Técnico: Ricardo Gareca
Cruzeiro: Fábio, Ceará, Manoel, Léo, Egídio (Samúdio); Henrique, Lucas Silva (Willian Farias), Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Marquinhos (Tinga) e Marcelo Moreno.
Técnico: Marcelo Oliveira