Com dois títulos mundiais, Fabio Santos chega ao Galo com o currículo mais pesado do elenco

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
15/06/2016 às 06:46.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:54
 (Bruno Cantini/Atlético/Divulgação)

(Bruno Cantini/Atlético/Divulgação)

O diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, com a voz inconfundível, sempre costumava abrir o discurso de apresentação de uma nova contratação com o destaque: "fulano tem um currículo invejável". No caso do lateral-esquerdo Fábio Santos, o jogador se encaixa como ninguém nas palavras do licenciado profissional da cúpula alvinegra (por razões médicas).

O jogador de 30 anos foi apresentado nesta terça-feira ao novo clube. Assinou por 3 anos e disputará vaga de titular, em princípio, com o jovem Douglas Santos tendo o curriculum vitae mais vitorioso do elenco alvinegro.

Fabio Santos, revelado pelo São Paulo e com passagem apagada pelo rival Cruzeiro, rescindiu contrato com o Cruz Azul para retornar à um elenco com jogadores renomados: Fred, Robinho, Victor, Lucas Pratto, etc. Mas nenhum deles supera o lateral em termos de taças conquistadas. Além de ter o maior número de troféus, o ex-jogador do Corinthians tem duas Taças da Libertadores e dois Campeonatos Mundiais de Clubes, desbancando todos os outros companheiros, mesmo chegando na condição de reserva. Apesar de ter conquistado todos os títulos possíveis como jogador de clube, o recém-chegado mantém a sede por glórias.


"Tudo que é desafio é bom, gostoso de se encontrar. Aqui é desafio novo, de conquistar coisas bacanas, fazer história nova. Sinto que falta algo em Belo Horizonte para mim. Tive uma passagem aqui da qual não guardo boas lembranças (Cruzeiro, 2007) e eu tenho certeza que posso fazer uma história diferente agora e ser feliz. Esse é o meu grande desafio: ser feliz".

O lateral-esquerdo venceu o Mundial em 2005, pelo São Paulo, e em 2012, pelo Corinthians. As duas taças foram precedidas pela Libertadores pelos clubes já citados. Quem mais se aproxima de Fabio, inclusive, está longe de ser uma das estrelas da companhia do Galo. Trata-se do contestado zagueiro Edcarlos.

Ed, atualmente se tratando de uma lesão muscular, foi companheiro de Fabio no tricolor paulista e venceu o Mundial de 2005. Além disso, participou de dois títulos de Campeonato Brasileiro pelo São Paulo e venceu a Copa do Brasil pelo Galo em 2014, fazendo gol decisivo nas quartas de final contra o Corinthians.

O defensor, entretanto, nunca chegou a ser titular absoluto de nenhuma das conquistas citadas e possui menos títulos na carreira que Fabio (10 x 9). A vantagem do beque é que ele venceu em todas as categorias (estadual, copa nacional, campeonato nacional, recopa continental, copa continental e mundial)

Fred e Robinho, os grandes nomes da companhia alvinegra neste Campeonato Brasileirão, são multi-campeões. Mas faltam aos respectivos currículos títulos internacionais por clubes. Ambos foram campeões da Copa América de 2007 pelo Brasil. Mas nenhum deles venceu a Libertadores. O camisa 7 chegou perto em 2003, ao perder a final para ao Boca Juniors. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por