(Alex Silva e Luiz Costa)
Após o fim de semana chuvoso, a previsão é de clima bom para as equipes mineiras na reta final do Brasileirão e da Copa do Brasil. E as temperaturas devem subir, caso se confirme a expectativa de confrontos diretos entre os dois.
O Atlético olha para os céus e agradece, pois tem chovido na horta alvinegra. Já pelo lado do Cruzeiro, o tempo anda mais fechado, porém com grandes possibilidades de céu aberto nas próximas semanas.
Apesar de ter vencido só um dos últimos cinco jogos, a Raposa segue folgada na liderança da Série A e fará dois jogos em casa, contra os desesperados Botafogo e Criciúma.
O time azul agora foca na Copa do Brasil. Na Toca II, as esperanças estão na reedição da tríplice coroa de 2003. Para isso, é preciso redobrar o cuidado com a pista molhada, evitando freadas bruscas e derrapadas na confiança do elenco celeste.
O próximo desafio é o Santos, nesta quarta-feira, pela semifinal. No Mineirão, a Raposa deixará de lado a vantagem de sete pontos em relação ao rival no Brasileirão para se concentrar em vencer e voltar a apresentar o futebol letal de outrora.
“O Santos ataca muito, não fica omisso. Então, temos que ter consistência defensiva e concentração para, quando tivermos a chance, matar o jogo”, avalia o zagueiro Dedé. Para a partida, o Cruzeiro terá o reforço de Manoel, recuperado de lesão, mas não contará com Allison, machucado, nem Marquinhos, que já jogou a Copa do Brasil pelo Vitória.
Cantando na chuva
Já o Galo alcançou a vice-liderança da Série A pela primeira vez. E, mesmo que caia para o terceiro lugar nesta segunda (27), a torcida está empolgada.
Com um time cheio de desfalques, o alvinegro conseguiu vencer o Sport no sábado. Mais do que isso, o trabalho de Levir Culpi vem agradando à Massa e gerando resultados. Tentando manter o embalo, o Atlético enfrenta o Flamengo pela Copa do Brasil, também na quarta-feira, no Maracanã.
O Galo terá a volta de jogadores primordiais como Diego Tardelli e Luan. Além disso, há um fio de esperança acerca do retorno do lesionado capitão Leonardo Silva, enquanto o atacante Jô pode ser novamente relacionado.
“Há uma preocupação, pois, jogo a jogo, a situação vai se agravando. Felizmente, teremos a volta de um ou dois para o próximo jogo”, disse Levir.
O Atlético vai decidir o destino na Copa do Brasil em casa, na semana que vem. Contudo, pelo Brasileiro, serão dois jogos seguidos longe da torcida, contra Atlético-PR e Palmeiras.