(Carlos Cruz / Divulgação América)
Com desfalques, o América interrompeu a sequência de vitórias – foram duas seguidas (sobre o Sampaio Correa por 2 a 0 e sobre o Náutico por 2 a 1); perdeu para o CRB por 1 a 0 na noite desta terça-feira (15), pela 26ª rodada da Série B, e viu o G-4 se distanciar ainda mais. Sem inspiração no primeiro tempo, o Coelho voltou melhor na etapa final, mas com um a menos, vacilou no minuto final e viu o CRB abrir o placar aos 48 minutos. Após isso, o Coelho ainda perdeu outro jogador, por expulsão. Leandro Guerreiro foi reclamar com a arbitragem e recebeu cartão vermelho.
Com o resultado, o América permaneceu na sexta posição com 41 pontos. Entretanto, viu a diferença para o G-4 aumentar. Com os resultados da rodada, o Bahia foi a 45 pontos e ficou na quarta posição, com quatro pontos de diferença para o Coelho, que ainda aguarda o término da rodada para dimensionar o prejuízo.
O único gol da partida foi marcado nos minutos finais. Após cruzamento de Bocão, Audálio mandou para o fundo da rede.
O América chegou para a partida com vários desfalques. Na lateral esquerda, com as lesões de Raul, Bryan e Xavier, o jovem Michel, de 18 anos, foi promovido da base para fazer sua estreia com o time principal. Na direita, com Walber, suspenso, e Robertinho, lesionado, Henrique Santos foi improvisado no setor.
Na frente o Coelho também teve desfalques. O meia-atacante Felipe Amorim cumpriu suspensão automática e o experiente meia Mancini continua se recuperando de lesão. A boa notícia ficou por conta do retorno de Tony, que cumpriu suspensão automática na última rodada.
O jogo
A partida começou sem muitas oportunidades para as duas equipes. Aos poucos, o CRB foi ganhando ritmo, encaixando sua partida e pressionando mais os mineiros, principalmente pelos lados de campo, mas o time da casa sentia dificuldade de infiltrar na área e passar pela defesa americana. O CRB teve boas chances de abrir o placar, mas parou na defesa de João Ricardo.
Aos dois minutos, o Coelho cobrou uma falta, mas Anderson Conceição mandou para fora. Logo na sequência, uma falta favoreceu o time da casa. Saci cruzou para a área, mas João Ricardo apareceu e tirou com soco.
Aos 11 minutos, Cañete fez boa jogada, mas finalizou longe da meta de João Ricardo.
Sem inspiração, o América tentava chegar ao ataque, mas encontrava dificuldades na armação das jogadas e faltava capricho e acertar o último passe. Sofrendo pressão, o Coelho se fechou e subiu pouco ao ataque.
Aos 26 minutos, a primeira boa oportunidade do CRB. Clebinho chutou rasteiro, o goleiro americano tirou. Maxwell pegou o rebote, mas não achou ninguém na área.
Aos 35, Clebinho tabelou com Daniel Cruz e chutou forte na entrada da área. A bola bateu em João Ricardo, antes de sair em linha de fundo. Logo depois, Maxwell tentou de cabeça, mas a bola saiu em linha de fundo.
Aos 40 minutos, o América teve uma finalização com o experiente volante Leandro Guerreiro, que arriscou de fora da área, mas sem perigo para Júlio César. No último lance do jogo, o América chegou com perigo na área. Após boa jogada de Richarlison na direita da área, Toscano cruzou e Rodrigo Souza tentou de cabeça, mas a bola saiu em linha de fundo.
O zagueiro Anderson Conceição saiu de campo no intervalo reclamando do desgaste do time, que não conseguiu manter a mesma intensidade dos dois últimos jogos. Já o experiente volante Leandro Guerreiro acredita que o time precisa tocar mais a bola para sair com a vitória. “O menino (Michel) está bem, ele está ali para nos ajudar. É ficar mais com a bola, a vez que tivemos chegamos, como no último lance”, disse.
Na etapa final, o América voltou mais ligado, criando mais oportunidades, mas não conseguia furar a meta de Júlio César.
Após cruzamento da esquerda, Pablo, do meio da área, cabeceou para o gol, mas Júlio César fez a defesa no reflexo.
Aos 20, Tony recebeu passe da direita na área e tentou de primeira, mas Júlio César, atento, fez oura boa defesa.
O América continuou ameaçando o gol adversário. Aos 26, Toscano, da esquerda, inverteu a jogada cruzando para Rodrigo Souza, que chegou cabeceando para fora.
Aos 28, no momento em que o América estava melhor na partida, sofreu uma baixa. Rodrigo Souza levou o cartão vermelho e deixou o campo mais cedo. Para recompor o meio-campo, técnico Givanildo Oliveira precisou sacar Richarlison para colocar Diego Lorenzi.
Aos 31 minutos, o CRB tentou uma reação. Ricardinho recebeu cruzamento de Bocão e mandou na trave do lado direito de João Ricardo.
Aos 48 minutos, o CRB inaugurou o placar. Após cruzamento de Bocão, Audálio mandou para o fundo do gol.
Ficha técnica:
CRB 1 x 0 América
CRB: Júlio César, Bocão, Audálio, Diego Jussani e Wellington Saci; Olívio (Josa), Somália, Clebinho e Cañete (Danilo); Maxwell (Ricardinho) e Daniel Cruz
Técnico: Mazola Júnior
América: João Ricardo; Wesley Matos, Alison e Anderson Conceição; Henrique Santos, Leandro Guerreiro, Rodrigo Souza, Tony (André) e Michel (Pablo); Marcelo Toscano e Richarlison ( Diego Lorenzi).
Técnico: Givanildo Oliveira
Gol: Audálio, aos 48 minutos do segundo tempo
Cartão vermelho: Rodrigo Souza, Leandro Guerreiro (América)
Cartões amarelos: Alisson, Marcelo Toscano, Henrique Santos (América); Josa, Cañete, Saci (CRB)
Arbitragem: Rafael Traci (PR), auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
Público e Renda: Não divulgados
Motivo: 26ª rodada da Série B
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)