O tão aguardado dia 20 de junho chegou. A janela de transferências do futebol brasileiro para jogadores do exterior está aberta até o dia 19 de julho.
Como de praxe, os times brasileiros que estão em apuros correm para se reforçar, e as equipes que vislumbram alguma perda tentam recompor o elenco.
Alguns clubes já anunciaram reforços. Santos e Botafogo se destacam nesse início de janela, com três contratações cada. O time da estrela solitária fechou com o meia Camilo (Al Shabab), além dos atacantes Gustavo Canales (Univ. De Chile) e Rodrigo Pimpão (Emirates).
O alvinegro praiano acertou com o zagueiro Fabián Noguera (Banfield), o meia Emiliano Vecchio (Qatar SC) e o atacante Jonathan Copete (Atl. Nacional). Dentre as contratações mais inusitadas, a do atacante Colim Kazim-Richards, inglês naturalizado turco, contratado pelo Coritiba junto ao Celtic.
Em Minas
Os torcedores mineiros que vivem mau momento no Brasileirão vivem a expectativa de receber jogadores que atuam no exterior.
Com 10 pontos e 14º na tabela, o Galo anunciou o lateral-esquerdo Fábio Santos, que estava no Cruz Azul do México, e o zagueiro Ronaldo, vindo do River Plate do Uruguai. O torcedor agora vive a expectativa pela confirmação do zagueiro Arturo Mina, que pode ser anunciado em breve.
Em situação ainda mais delicada que a do alvinegro, estão América e Cruzeiro. O Coelho subiu para a primeira divisão ao ficar em 4º lugar na Série B do ano passado, e já nesta temporada flerta com o rebaixamento desde o início do Brasileirão.
O atacante chileno Francisco Castro chegou a ser anunciado como contratação pelo presidente do clube, Alencar da Silveira Jr, em sua conta no Twitter, mas o jogador foi reprovado nos exame médicos.
Segurando a lanterna do Brasileirão, o Cruzeiro vive a pior situação. Em nove rodadas disputadas, foram duas vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Com apenas oito gols a favor e 14 contra, a equipe celeste precisa se reforçar para buscar a reação. Vários nomes já foram especulados na Raposa: os atacantes Rafael Sóbis e Nilmar, além dos laterais Douglas, Maxwell e Maicon. Certo é que até o momento, nenhuma negociação foi concretizada.
Twitter/ @saimon_man/ doentesporfutebol.com.br /
(*) Colaborou Felipe Repolês