(Cristina Quicler/AFP)
Em busca de um processo de evolução neste ano, a Caterham aposta em grandes mudanças para reverter o patamar da equipe e dar um salto ao grupo intermediário da F1. Nesta terça-feira, em Jerez de La Fronteira, onde serão realizados os primeiros treinos, a escuderia lançou o CT03, novo carro para a temporada, que, curiosamente, não seguiu a sequência normal da nomeação dos veículos (o de 2012 chamava-se CT01).
Além das adaptações no carro, a equipe passou por grandes mudanças, entre elas em sua estrutura. Pela primeira vez na história da equipe, o modelo foi construído inteiramente em sua sede, em Leafield, na Inglaterra, o que para Mark Smith, diretor técnico, é uma grande evolução. "O CT03 é o primeiro carro que construímos no
Leafield Technical Centre, assim, isso marca um importante período no processo de desenvolvimento da nossa equipe".
O novo modelo conta com motor da Renault, sistema de câmbio da Red Bull e Kers. A base é a mesma de 2012, com alterações na traseira, seguindo a tendência das maioria das equipes deste ano, e com um degrau no bico. Comparando com o carro do último ano, o CT03 tem um verde mais claro e brilhante.
"Fizemos um número significativo de mudanças no carro em relação ao que terminou na décimo no GP do Brasil de 2012. Entre os mais óbvios, está o chassi mais baixo, onde os sidepods tiveram um efeito de retrocesso para melhorar o fluxo de ar da parte traseira do carro. O difusor, a tampa do motor e as saídas para refrigeração também tiveram grandes mudanças, e há outras mais sutis em outras áreas do carro", concluiu Mark Smith, especificando algumas alterações.
Para a temporada, o time anglo-malaio também conta com uma dupla nova de pilotos. Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov deixaram a equipe. Para seus lugares, chegaram Charles Pic, ex-Marussia, e o estreante Giedo van der Garde.