Com Neymar, Laureus chega ao Rio e pode dar prêmio inédito a Phelps

Gazeta Press
11/03/2013 às 08:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:46
 (Andrew Yates/AFP)

(Andrew Yates/AFP)

Três anos antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro já recebe alguns dos maiores nomes da história e da atualidade do esporte. Nesta segunda-feira, a cidade sediará pela primeira vez a entrega do prêmio Laureus, que homenageia os mais importantes atletas e equipes do ano em um evento de gala.

Curiosamente a edição de 2013 do Laureus para premiar os melhores competidores do último ano pode significar uma conquista inédita a um atleta que não estará nas Olimpíadas do Rio: o norte-americano Michael Phelpls, recordista de medalhas em Jogos Olímpicos com 22 condecorações, 18 delas de ouro.

O nadador, que se aposentou após os Jogos Olímpicos de Londres-2012, em que se tornou o mais premiado atleta da história da competição, nunca ganhou o Laureus e faz sua segunda visita à cidade com a expectativa de quebrar o tabu em sua quinta e última indicação. A concorrência, no entanto, é dura: Lionel Messi, Mo Farah, Sebastian Vettel, Usain Bolt e Bradley
Wiggins.

O Brasil tem candidatos em duas categorias. Neymar está indicado como uma das revelações, ao lado do britânico Andy Murray, o francês Yannick Agnel, a norte-americana Gabby Douglas, o granadino Kirani James e a chinesa Ye Shiwen.

"É um prêmio de prestígio e estou concorrendo com outros atletas talentosos e que merecem ganhar, então seria ótimo ser escolhido. Estou cruzando os dedos", disse o tenista Andy Murray, campeão dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e do Aberto dos Estados Unidos.

Entre os melhores paratletas de 2012, Alan Fonteles e Daniel Dias concorrem com o italiano Alex Zanardi, o canadense Patrick Anderson, a namibiana Johanna Benson e o britânico David Weir. O nadador paulista foi o premiado em 2009, após ser uma das estrelas dos Jogos Paralímpicos de Pequim-2008 e permanece como único brasileiro a receber a honraria da Fundação Laureus.

Veja todos os indicados ao prêmio Laureus:

Revelação do ano: Yannick Agnel (França), Gabby Douglas (Estados Unidos), Kirani James (Granada), Andy Murray (Grã-Bretanha), Neymar (Brasil) e Ye Shiwen (China)

Atletas com deficiência: Patrick Anderson (Canada), Johanna Benson (Namíbia), Daniel Dias (Brasil), Alan Fonteles (Brasil), David Weir (Grã-Bretanha) e Alex Zanardi (Itália)

Melhor atleta do ano (masculino): Usain Bolt (Jamaica), Mo Farah (Grã-Bretanha), Lionel Messi (Argentina), Michael Phelps (Estados Unidos), Sebastian Vettel (Alemanha) e Bradley Wiggins (Grã-Bretanha)

Melhor atleta do ano (feminino): Jessica Ennis (Grã-Bretanha), Allyson Felix (Estados Unidos), Missy Franklin (Estados Unidos), Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica), Lindsey Vonn (Estados Unidos) e Serena Williams (Estados Unidos)

Melhor equipe do ano: Equipe olímpica chinesa de tênis de mesa, Miami Heat, Equipe Red Bull de Fórmula 1, Seleção espanhola de futebol, Seleção norte-americana de basquete e Equipe Europeia do Ryder Cup

Maior recuperação do ano: Tirunesh Dibaba (Etiópia), Ernie Els (África do Sul), Equipe Europeia do Ryder Cup, Anna Meares (Austrália), Felix Sanchez (República Dominicana) e Equipe olímpica de remo da Alemanha.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por