(Márcio Rodrigues/Fotocom)
A Seleção Brasileira terá dois desafios na Argentina neste final de semana. Com início nesta sexta, o Pan-americano Open de Buenos Aires se estende até sábado
com participação de diversos judocas brasileiros e no domingo, as lutas serão pelo Campeonato Sul-americano. O Brasil será representado pela mesma equipe que conseguiu 17 medalhas no Open de Santiago na semana passada, além do peso pesado Walter Santos, que será a novidade do time.
"Eu estou muito confiante porque, apesar de ser minha primeira competição no ano, fiz treinamentos muito bons com a seleção brasileira no Rio de Janeiro e em São Paulo. Voltar a viver o clima de seleção, com atletas novos e veteranos, é muito bom", comentou o gigante de 1,96m e 150 quilos, apelidado ironicamente de Waltinho.
O time brasileiro foi muito bem na última disputa no Uruguai, porém, a competição na Argetina promete ser mais difícil. "Fomos muito bem na primeira competição, medalhando em 13 das 14 categorias. Agora, teremos um desafio maior já que, além de alguns países com tradição no esporte que estavam no Uruguai, a Copa Pan-americana na Argentina contará com a seleção principal da Rússia, uma das cinco maiores forças do judô mundial. A dificuldade vai ser bem maior porque vamos enfrentar alguns medalhistas olímpicos. Apesar disso, a nossa expectativa é muito boa", destacou Walter Santos.
As antigas Copas do Mundo passaram a se chamar Continental Cups (Panamerican Cup, European Cup, Asian Cup, etc) depois das mudanças aplicadas pela Federação Internacional de Judô no começo deste ano. Mas não foi só o nome que mudou. As pontuações dadas aos atletas são diferentes. Agora, o campeão leva 100 pontos; o segundo, 60; e o terceiro, 40. O sorteio das chaves acontece na noite desta quinta.