(Alexandre Vidal/Flamengo)
Utilizado para a divisão dos potes do sorteio da Copa Libertadores, o ranking da Conmebol teve sua última atualização divulgada nesta sexta-feira (17). A nova versão da lista indica que o Atlético será cabeça-de-chave na edição de 2022 do principal torneio continental.
O Galo é agora o 11º colocado do ranking da Conmebol, sendo que os oito classificados à fase de grupos da Libertadores melhores colocados nessa relação encabeçam as respectivas chaves no torneio.Alexandre Vidal / Flamengo
Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, Atlético busca agora o bi da Libertadores
Embora tenha sido campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, o time alvinegro ainda não tinha certeza sobre sua presença entre os cabeças-de-chave. Essa posição foi assegurada ao ultrapassar os paraguaios Libertad e Cerro Porteño.
Além do Atlético, entre os brasileiros, Palmeiras e Flamengo serão cabeças-de-chave da Libertadores de 2022. Corinthians e Athletico-PR estarão no pote 2, enquanto o Red Bull Bragantino ficará no pote 3 e o Fortaleza no 4.
Como equipes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo, desde que não venham de fases preliminares, Corinthians, Athletico-PR, Bragantino e Fortaleza não poderão estar na mesma chave do Galo.
Entre os brasileiros, apenas América e Fluminense poderão estar no grupo da equipe comandada por Cuca, já que tanto o Coelho quanto o Tricolor Carioca disputarão a "pré-Libertadores".
O sorteio dos grupos da Libertadores de 2022 será realizado em 23 de março, depois de as fases preliminares serem encerradas.
Como é formado o ranking da Conmebol
Três critérios são utilizados para a formação do ranking. O peso maior é dado para o desempenho na Libertadores e na Sul-Americana nos últimos 10 anos. Além disso, são considerados o desempenho histórico nas duas competições continentais e os títulos nacionais.
Atual bicampeão da Libertadores, o Palmeiras é o segundo colocado, atrás do River Plate. A terceira posição é do Boca Juniors, seguido por Flamengo e Grêmio.
Confira os 10 primeiros colocados do ranking da Conmebol e os brasileiros posicionados no Top 100: