Uma vitória magra, sem espetáculo, mas com poucos sustos. Num duelo truncado e de ataque contra defesa, disputado na tarde deste domingo (5), o Cruzeiro derrotou o América-TO por 1 a 0, com gol do atacante Alisson, e manteve a diferença de dois pontos para o líder Atlético.
No confronto, realizado no estádio Nassri Mattar, no Vale do Mucuri, a Raposa entrou em campo com três alterações em relação ao time que venceu a Caldense, na última quinta-feira (2), no Mineirão. O autor do gol, inclusive, foi um dos que recebeu a oportunidade de ingressar entre os titulares.
Além de Alisson, que substituiu o meia Thiago Neves, o volante Lucas Silva pegou a vaga do argentino Ariel Cabral e o zagueiro Caicedo foi escalado no lugar de Léo.
"Sem dúvida, todo mundo nesse grupo é importante. Não tem esta de time A ou B. Vim comemorar com os companheiros e com o Sidnei (Lobo) - auxiliar técnico - que tem me ajudado muito", comentou o camisa 11.
Mais organizado em campo e dono das ações desde o primeiro minuto de jogo, o time da capital não tomou conhecimento dos donos da casa e o goleiro Rafael foi mero espectador do duelo.
A grande defesa do goleiro celese foi apenas aos 28 minutos da segunda etapa, espalmando o chute de Geovane para a linha de fundo. Aos 40, em cobrança de falta, o América quase empatou, mas a bola passou rente a trave.
Pressionando a defesa do time de Teófilo Otoni, o Cruzeiro chegou ao gol aos 30 minutos da primeira etapa. Após bola trabalhada por Rafael Sobis, Alisson mostrou oportunismo e, de carrinho, empurrou a bola para o fundo das redes do goleiro Marcelo Carné.
Para se ter ideia do domínio celeste, mesmo jogado aquém do esperado, o primeiro chute a gol do mandante foi apenas aos 15 minutos do segundo tempo. A bola, porém, não assustou o camisa 1.
Com mais qualidade técnica do que o adversário, lanterna do Estadual, a Raposa criou várias oportunidades de ampliar o placar, mas sem sucesso. A mais incrível delas, com o meia Arrascaeta. Cara a cara com o arqueiro adversário, aos 23 da etapa complementar, o uruguaio chutou fraco e perdeu ótima chance.
Com o triunfo no interior, o Cruzeiro chegou a décima vitória na temporada (nove em jogos oficiais) e segue sem saber o que é ser derrotado.
Futuro
Com 16 pontos no Campeonato Mineiro, ocupando a segunda colocação, o Cruzeiro iniciou na última quinta uma sequência pesada de jogos que durará 24 dias; ao todo, os comandados de Mano Menezes entrarão em campo oito vezes neste período.
Na próxima quarta-feira (8), o desafio será em Alagoas, contra o modesto Murici. O adversário na terceira fase da Copa do Brasil, porém, inspira cuidado.
Na fase anterior, o time alagoano aproveitou do mando de campo para eliminar o América. A qualidade ruim do gramado e supostos erros de arbitragem deixaram o atual campeão mineiro na bronca após a eliminação nos pênaltis.
América-TO 0 x 1 Cruzeiro
América-TO - Marcelo Carné; Gleisinho, Vinícius Gaúcho, Diego Rosa e Bruno Barros; Kalu, Geovane, Matheus Gonzaga, Pedrinho e Leandro Cruz; Somália (Rogélio Ávila). Técnico: Marcelo Buarque
Cruzeiro Rafael; Ezequiel, Caicedo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva (Ariel Cabral), Arrascaeta (Thiago Neves), Robinho e Alisson (Ábila); Rafael Sobis.
Técnico: Mano Menezes
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinicius Gomes
Gols: Alisson, aos 30 minutos do primeiro tempo, para o Cruzeiro
Cartões Amarelos: Vinícius Gaúcho (América-TO)