Com um a menos, Grêmio segura 0 a 0 com Palmeiras

Gabriel Melloni
01/09/2012 às 21:45.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57

Mesmo atuando com um jogador a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras não conseguiu sair do empate por 0 a 0 diante do Grêmio, neste sábado, no Pacaembu, pela 21.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista não conseguiu tirar proveito da expulsão de Kléber, ainda no início da partida, e, apresentando as mesmas falhas no sistema de criação, deixou o campo com apenas um ponto.

Assim, o Palmeiras chegou aos 17 pontos, na 17.ª colocação, e segue na zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o adversário será o Sport, na quinta-feira, novamente no Pacaembu. Já o Grêmio chegou aos 41 pontos, na terceira posição, e receberá o Atlético-GO na quarta-feira, no Olímpico.

Atuando diante da sua ex-equipe, Kléber foi um dos personagens da partida. O atacante gremista recebeu um cartão amarelo por reclamação aos 13 minutos e, dois minutos depois, foi expulso por deixar o cotovelo no rosto de Henrique em disputa de bola.

Em meio à convivência com diversos desfalques, o técnico Luiz Felipe Scolari pôde comemorar dois reforços para o jogo deste sábado. O meia Tiago Real, contratado junto ao Joinville durante a semana, estreou como titular, enquanto o atacante Luan se recuperou de lesão e também foi para a partida. Pelo lado do Grêmio, Gilberto Silva e Elano, lesionados, eram as ausências.

Foram justamente as duas novidades do Palmeiras que criaram o primeiro bom momento da partida. Aos três minutos, Tiago Real fez boa jogada com Luan, mas na hora de bater foi travado. Cinco minutos depois, Barcos tabelou com Luan, invadiu a área e quando ia bater, a zaga do Grêmio voltou a aparecer bem.

O time da casa era superior e ficou em vantagem numérica logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Kléber recebeu o segundo cartão amarelo, em disputa de bola com Henrique, e foi expulso. Com isso, o Grêmio recuou, passou a apostar nos contra-ataques, e viu o adversário crescer ainda mais na partida.

Apesar de ficar praticamente todo o tempo no campo de ataque, o Palmeiras sofria com a marcação gremista e, sem criatividade, não conseguia criar oportunidades. Tiago Real, que havia começado bem, já não aparecia tanto no jogo e, assim, a equipe começou a alçar muitas bolas na área. Os anfitriões só voltaram a assustar aos 37 minutos, quando Barcos deu bom passe para João Vitor, que chutou longe.

Foi o último lance do volante, que deu lugar a Maikon Leite. A substituição mostrava que Felipão não estava feliz com o setor ofensivo palmeirense. Na última boa oportunidade da equipe no primeiro tempo, Artur bateu de esquerda com perigo. Já aos 45 minutos, o Grêmio respondeu. Zé Roberto recebeu de Marcelo Moreno, tirou Bruno da jogada e tocou para o meio. A bola tocou na mão do zagueiro Thiago Heleno, mas o juiz não marcou nada.

Para o segundo tempo, o Palmeiras voltou com Correa, que entrou no lugar de Artur e levou perigo logo em sua primeira cobrança de falta. Depois, foi a vez de Tiago Real bater de fora da área e também assustar. A melhor chance, no entanto, foi do Grêmio. Zé Roberto fez grande jogada pela esquerda, driblou Thiago Heleno e cruzou para Marcelo Moreno, que bateu em cima de Maurício Ramos.

Os chutes de fora da área eram a única opção para o time da casa, que seguia tendo dificuldades para furar o bloqueio gremista. Por outro lado, os gaúchos estavam satisfeitos com o empate e isso ficou ainda mais claro quando Vanderlei Luxemburgo tirou seu único atacante, Marcelo Moreno, para colocar o volante Léo Gago.

O Palmeiras só voltou a incomodar em uma jogada individual de Barcos. O atacante foi abrindo espaço pelo lado direito da área e, mesmo com pouco ângulo, tocou por cobertura. A bola passou por Marcelo Grohe e tocou no travessão. Foi a última chance do time da casa, que deixou o campo vaiado.


FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 0 X 0 GRÊMIO

PALMEIRAS - Bruno; Artur (Correa), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Maikon Leite) e Tiago Real; Luan (Mazinho) e Barcos. Técnico - Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Marquinhos) e Zé Roberto (André Lima); Kléber e Marcelo Moreno (Léo Gago). Técnico - Vanderlei Luxemburgo.

ÁRBITRO - Sandro Meira Ricci (Fifa/PE).
CARTÕES AMARELOS - Kleber, Luan, Tiago Real, Marcelo Moreno, Naldo, André Lima, Maikon Leite, Barcos, Marquinhos, Henrique, João Vitor, Anderson Pico, Correa.
CARTÃO VERMELHO - Kleber.
RENDA - R$ 423.806,00.
PÚBLICO - 11.586 pagantes (12.035 total).
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por