(Henrique André)
Os ares de Belo Horizonte trouxeram sorte ao Brasil. Neste domingo (17), a equipe de tênis avançou para os playoffs do grupo mundial da Copa Davis, torneio de seleções mais importante do planeta. Num dia inspirado, Thomaz Bellucci, 49º do mundo, derrotou o equatoriano Emilio Gomez, 317º, por 3 a 1 (7-6; 6-7; 5-2; 7-5), fazendo 3 a 1 no confronto sul-americano, e garantindo o país na próxima fase da competição.
Num primeiro set bastante disputado, Belluci manteve a calma e acabou levando a melhor, após um erro grotesco de Gomez, que desperdiçou a chance de igualar novamente o marcador. Com 13 a 11 no tie-break, o brasileiro fechou a parcial em 7 a 6, levando ao delírio o público presente na Arena do Minas.
No set seguinte, um susto. No mesmo nível do anterior, brasileiro e equatoriano duelaram em ótimo nível, mas quem levou a melhor foi Gomez, com o mesmo placar do primeiro, mas vencendo por 8 a 6 no desempate.
Precisando voltar a ser o dono da quadra, Bellucci forçou bastante o jogo e conseguiu o 2 a 1. No set mais tranquilo do duelo, o brasileiro impôs o ritmo dos games e, sem dificuldades, fechou a parcial em 6 a 2.
Mas se engana quem pensa que o equatoriano entregara os pontos. Na volta, Gomez voltou a jogar bem e obrigou o brasileiro a seguir suando bastante a camisa verde e amarela. Belucci, por sua vez, manteve a calma e conseguiu fechar a parcial por 7 a 5.
Repescagem
Na próxima quarta-feira (20), o time brasileiro saberá qual será o adversário na fase de repescagem, que será disputada de 16 a 18 de setembro, valendo vaga no grupo mundial. Para o sorteio, oito seleções já estão à espera: Austrália, Bélgica, Canadá, Alemanha, Japão, Cazaquistão, Polônia e Suíça.