Começa a decisão no basquete mineiro entre Minas e Uberlândia

João Alberto - Do Hoje em Dia
06/11/2012 às 07:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:55
 (Luiz Costa/Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Hoje em Dia)

Icatu/Minas e Unitri/Universo, as duas maiores forças do basquete mineiro, começam a decidir, nesta terça, quem será o campeão estadual de 2012. O primeiro confronto da série melhor de três partidas acontece na Arena JK, às 19h. O ingresso custa R$ 6. Estudantes, crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e sócios do clube minas-tenista pagam meia-entrada (R$ 3). Os portões do ginásio serão abertos às 18h.

O segundo jogo da final será na sexta-feira, às 20h, no ginásio do UTC, em Uberlândia. Se houver necessidade, o terceiro e decisivo duelo será disputado novamente no Triângulo Mineiro, no sábado, às 18h. A equipe do técnico Hélio Rubens leva a vantagem de decidir o campeonato em seu ginásio, por ter tido melhor desempenho na fase de classificação.

Nos dois confrontos da etapa inicial da competição, houve equilíbrio entre os finalistas. No jogo do turno, na Arena JK, o Minas venceu por 73 a 68. No segundo duelo, no Triângulo, o Uberlândia levou a melhor, ao derrotar o adversário por 82 a 76.

O técnico do Minas, Raul Togni Filho, terá o time praticamente completo para a grande final. Recuperado de lesão, o ala/pivô Douglas está de volta. O mesmo acontece com o ala/armador Betinho, que treinou normalmente no último final de semana, após sofrer com uma contusão na panturrilha. O desfalque é o ala/pivô americano Anthony Walton, ainda em tratamento de um estiramento na coxa direita.

“O time fica mais encorpado com o Betinho e o Douglas. Espero que a volta deles tenha reflexo no nosso jogo”, observa o treinador. Os problemas no sistema de marcação, ponto fraco na equipe detectado por Togni no segundo jogo das semifinais, contra o Mackenzie, foram sanados, pelo menos teoricamente. “Trabalhamos em cima dessas falhas e, nos treinos, a coisa melhorou. Mas a partida tem outros ingredientes, como a arbitragem e o esquema tático do adversário”, completa.

O treinador enxerga o possível título mineiro como um incentivo ao grupo. “A conquista solidificaria o trabalho e propiciaria mais confiança aos jogadores para a disputa do NBB (Novo Basquete Brasil)”, avalia.

EQUIPES NIVELADAS

O técnico do Uberlândia, Hélio Rubens, acredita em equilíbrio. “Tecnicamente, as duas equipes se nivelam. Os jogos serão definidos por circunstâncias vividas a cada momento. O aspecto tático pesa, mas também o psicológico e mental. Será uma grande final”, aposta.

Para o experiente treinador, o Minas montou um bom time, capaz de brigar por boa colocação no NBB, principal competição nacional, que começa no dia 24 de novembro. “Acredito que a equipe do Minas esteja entre as dez melhores do país”, avalia.

A tendência é a de que o Minas inicie a decisão com Mark Borders, Beal, Renato, Mineiro e Leonardo Demétrio. O Uberlândia deve utilizar Robert Day, Helinho, Léo, Luan e Luís Gruber.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por