Começa neste domingo a batalha dos gigantes do tênis em Paris

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
24/05/2015 às 11:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:11
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Não há como negar que Rafael Nadal é um dos principais candidatos ao título de Roland Garros, que começa neste domingo (24). Porém, pela primeira vez desde 2005, ano de sua estreia no Grand Slam francês, o tenista espanhol chega a Paris sem ser considerado o grande favorito a conquista.

O principal adversário de Nadal, o sérvio Novak Djokovic, melhor do mundo, por sua vez, parece não ter um adversário a altura nesta temporada. De quebra quer se tornar o oitavo homem da história a conquistar os quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

Com um início de ano praticamente perfeito, Djokovic já venceu em 2015 o Australian Open e os Masters de Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Roma, além de ostentar uma sequência de 22 vitórias consecutivas.

Já Nadal tem a história e o retrospecto em Paris a seu favor. Com nove títulos em dez participações em Roland Garros o espanhol só foi derrotado uma única vez no saibro francês, em 2009, quando foi eliminado pelo sueco Robin Soderling, nas oitavas de final.

Além disso, nas dez vezes que disputaram Roland Garros, eles se enfrentaram seis vezes e todas terminaram com vitória de Nadal. Para apimentar esse duelo, a Federação Francesa respeitou o ranking da ATP para a definição dos cabeças de chave e o destino fez com que Nadal e Djokovic caíssem do mesmo lado da chave, podendo se cruzar já nas quartas de final. Para isso, os dois precisam vencer quatro partidas na competição.

Nadal abre sua campanha contra o jovem francês Quentien Hallys, enquanto Djokovic encara na primeira rodada o finlandês Jarkko Nieminen. Além dos dois, o escocês Andy Murray também está do mesmo lado, mas só cruza com eles em uma possível semifinal.

Já o suíço Roger Federer teve sorte e deve reinar sozinho do outro lado da chave. Ele estreia hoje, às 7h30 (de Brasília), contra o colombiano Alejandro Falla, e só deve cruzar com um top 10 nas quartas.

Além disso, o paulista Thomaz Bellucci também pode cruzar o caminho de Federer. O brasileiro estreia contra o australiano Marinko Matosevic. O outro tenista do país na chave de simples, João Souza, o Feijão, encara na primeira rodada o espanhol Daniel Gimeno-Traver.

Mulheres
Enquanto a chave masculina promete um duelo sérvio/espanhol, no feminino a expectativa é pela “Guerra Fria” entre a russa Maria Sharapova e a norte-americana Serena Willians. Mas as duas caíram em lados opostos da chave e só podem se enfrentar na final.

Atual campeã de Roland Garros, Sharapova fará sua estreia contra a estoniana Kaia Kanepi. Já Serena diante da tcheca Andrea Hlavácková. O Brasil será representado pela pernambucana Teliana Pereira, que estreia, às 6h de hoje, contra a francesa Fiona Ferro.

Nas duplas, os mineiros Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá vão em busca do tão sonhado título de Grand Slam. Ao lado do seu parceiro o austríaco Alexander Peya, Bruno quer usar a competição como trampolim para o restante da temporada, já que a parceria ocupa apenas a 16ª posição do ranking da atual temporada.

Já Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig, terceiros no ranking, entram na competição como um dos favoritos, apesar das eliminações nas oitavas de final dos Masters de Madri e Roma.

Por outro lado, André Sá formará parceria com o argentino Maximo Gonzalez. Feijão e Bellucci também participarão das duplas, respectivamente ao lado do dominicano Victor Estrella Burgos e do português João Sousa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por