A Comissão de Ética da Fifa está reunida desde segunda-feira em Zurique para decidir sobre os casos de Joseph Blatter, presidente demissionário da entidade, e Michel Platini, candidato a sua sucessão, informou em um comunicado o senegalês Abdoulaye Diop, integrante da comissão. O órgão, que também examina o caso do sul-coreano Chung Mong-joon, outro candidato à presidência da Fifa, permanecerá reunido até sexta-feira, segundo o comunicado.
Desde a semana passada, Blatter é objeto de um processo penal da justiça suíça pelo "pagamento desleal" de dois milhões de francos suíços (1,8 milhão de euros) em 2011 a Platini. Em tese, a Comissão de Ética pode suspender os três dirigentes, o que modificaria completamente a eleição do próximo presidente da Fifa, prevista para 26 de fevereiro. A data limite para o registro de candidaturas é 26 de outubro.
Presidente da Fifa desde 1998, Blatter anunciou em 2 de junho que deixaria o cargo, mas que permaneceria no comando da entidade até as novas eleições. Desde 27 de maio, quando sete dirigentes do futebol mundial foram detidos em um hotel de Zurique a pedido da justiça americana e outros sete dirigentes e empresários foram indiciados, a Fifa caminha entre escândalos de corrupção.