O Comitê Executivo da Uefa, reunido nesta segunda-feira em São Petersburgo (Rússia), decidiu por aceitar a pequena federação de Gibraltar como membro provisório da entidade máxima do futebol europeu. A decisão atende uma determinação do Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A admissão de Gibraltar é apenas provisória, mas poderá ser ratificada durante o XXXVII Congresso Ordinário da Uefa, em Londres, em maio de 2013. Com isso, essa confederação pode se tornar o 54º membro do entidade máxima do futebol europeu.
Essa não é a primeira vez que Gibraltar é aceito pelo Comitê Executivo da Uefa. O mesmo aconteceu em dezembro de 2006, também por determinação do CAS. Depois, em 2007, o Congresso da Uefa votou por recusar a entrada daquela federação.
Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica, fazendo divisa com a Espanha e com o estreito que separa a Europa da África. A Espanha reivindica a posse do território, possibilidade rechaçada pela população local, de cerca de 30 mil habitantes.
Como território britânico, Gibraltar não tem um Comitê Olímpico Nacional e, por isso, não participa dos Jogos Olímpicos. Gibraltar só compete de forma independente nos Jogos da Comunidade Britânica.
http://www.estadao.com.br