Confiante, Domenicali mira pódio da Ferrari na Austrália

Agencia Estado
07/03/2013 às 12:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:40

O discurso pessimista que antecedeu o Mundial de Fórmula 1 do ano passado não passa nem perto do exibido agora pela Ferrari. Empolgada com o desempenho nos testes coletivos de pré-temporada e com as mudanças que promoveu para 2013, a escuderia aposta que iniciará este campeonato com um bom resultado, no próximo dia 17, em Melbourne, palco do GP da Austrália.

O chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, afirmou que estará satisfeito se ao menos um dos seus pilotos (Fernando Alonso ou Felipe Massa) subirem ao pódio na prova australiana. Embora pareça modesto, o objetivo estava bem longe da realidade antes da primeira corrida da temporada passada, e agora o dirigente vê uma diferença de desempenho bem menor do que a existente há um ano em relação aos principais favoritos ao título, assim como prevê um cenário de equilíbrio parecido com o visto no GP do Brasil de 2012, prova que fechou o Mundial.

"Espero que as equipes que terminaram nas primeiras posições em São Paulo irão repetir isso em Melbourne, provavelmente com uma reduzida vantagem. Isso é o que todos nós estamos esperando, de qualquer forma", disse Domenicali, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo site oficial da F1, antes de exaltar a sua confiança em uma boa temporada do time de Maranello.

"A menos que alguém tenha feito um trabalho excepcional, estou convencido de que a Ferrari vai estar na batalha até o fim (do campeonato). Um pódio na Austrália seria uma boa base para construir o sucesso almejado por nós", projetou.

Para justificar o seu otimismo, Domenicali enumerou mudanças promovidas pela Ferrari que considerou fundamentais para que a equipe já comece o ano brigando pelas primeiras posições. "Quais são os fatores que me convenceram de que a Ferrari deu um passo adiante? A nova estrutura de negócio, os métodos de trabalho, as modificações nos equipamentos que usamos para trabalhar neste carro, a consistência de resultados em comparação com os nossos objetivos e o que vimos nos testes recentes - todos estes fatores parecem nos dizer que nós estamos no caminho certo", enfatizou.

As poucas mudanças nas regras da F1 em relação ao ano passado e o novo túnel de vento utilizado pela equipe no desenvolvimento do modelo F138 também foram vistos como pontos essenciais para a Ferrari entrar forte na briga pelo título desde o início deste Mundial. "Além do real desempenho do carro, nosso trabalho no túnel de vento é um elemento que nos deu confiança na área aerodinâmica, de onde vem 90% do desempenho, então podemos trabalhar com calma", pontuou.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por