O Real Madrid recebe, nesta terça-feira (30), o Borussia Dortmund, às 15h45 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, com uma difícil missão para conseguir a vaga na final da Liga dos Campeões. A forma mais fácil de avançar direto é vencendo por 3 a 0. Se o placar for 4 a 1 para os merengues, a decisão será nos pênaltis. Se os alemães perderem por três gols, mas marcarem ao menos dois, ficam com a vaga.
A matemática de resultados é consequência do placar do jogo de ida da semifinal, na última quarta-feira, quando a equipe alemã, jogando em casa, venceu por 4 a 1. Os quatro gols foram do atacante polonês Lewandowski, e o de “honra” dos espanhóis foi marcado por Cristiano Ronaldo.
O técnico do Real Madrid, José Mourinho, garantiu que o português está pronto para a partida. O astro sentiu uma lesão na coxa durante o jogo de ida, e desfalcou a equipe na vitória de sábado sobre o Atlético de Madri, pelo Espanhol.
Mourinho demonstrou confiança de que sua equipe ainda pode reverter a vantagem do Borussia e garantir vaga na final do principal torneio de clubes da Europa.
“Para mim, só depende de futebol. Estamos no meio de um jogo em que estamos perdendo por 4 a 1, mas ainda restam 90 minutos e tudo é possível. Fomos muito mal em Dortmund, e agora todos estão com ganas de dar a volta por cima. É nisso que se apoia a minha confiança”, afirma.
Vontade
O técnico português assegura que sua equipe será aguerrida desde o início, e espera que os jogadores repitam as boas apresentações da temporada. “Vamos jogar para estar sempre à frente. Se fizermos um gol, nos faltarão dois. Se estiver 2 a 1, continuarão faltando dois gols para igualarmos. Temos de ir até o último suspiro. Se jogarmos como em Dortmund, esqueçam. Mas se jogarmos como fizemos na maioria dos nossos jogos, e tivermos espírito para fazer algo grande, o faremos. Futebol é futebol. Tudo é possível”, acrescenta.
Pelo lado do Borussia Dortmund, que vai manter a base do primeiro jogo, o discurso é o de que não há nada decidido, apesar da goleada na ida.
“A história do Real Madrid mostra que não podemos cogitar a possibilidade de menosprezar o adversário. Nossas dificuldades serão enormes, mas estamos confiantes, após o bom desempenho que tivemos na partida de ida. Se tivermos a mesma vontade e a mesma determinação, podemos escrever mais um belo capítulo nessa nossa campanha”, afirma o técnico Jürgen Klopp.
O classificado do duelo vai decidir o título com quem avançar no encontro entre Barcelona e Bayern de Munique, ana quarta-feira (1º), na Espanha. Na ida, os alemães golearam por 4 a 0. A decisão será no dia 25 de maio, no Estádio Wembley, em Londres.