(MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO)
O adversário era formado basicamente por reservas, mas o ímpeto e a criação de jogadas parecia de um time que já jogava há muito tempo juntos. Foi esse São Paulo que o América encontrou no Morumbi, acuado por uma equipe que não só venceu como marcou belos gols, ampliando o desespero do Coelho, ainda na lanterna do Campeonato Brasileiro.
Os 3 a 0 foram merecidos, não só pela disposição e criatividade dos paulistas, mas também pela falta de inspiração dos visitantes, que entrou bastante recuado, deixando apenas Borges na frente. Mesmo mais preocupado em se defender, o Coelho virou presa fácil dos reservas, que exibiram um jogo bonito, de muitos toques rápidos, dribles e velocidade.
O gol de Lyanco, o segundo do São Paulo, foi a maior prova disso. Em seu quarto jogo como titular, o zagueiro de 19 anos partiu quase do meio-campo, com liberdade para avançar e chegar na área, entortando Leandro Guerreiro (improvisado como zagueiro) e batendo bonito para gol, sem defesa para João Ricardo.
O primeiro gol foi de bola parada, batida por Centurión, que encontrou Alan Kardec livre para cabecear, em mais uma falha de marcação americana. Alan Kardec também fez o terceiro, em outra bela jogada, dessa vez de Luiz Araújo, que tirou o goleiro e tocou para trás. Kardec se esticou para tocar a bola, empurrando-a para as redes.
Com 8 pontos na tabela de classificação, o América chega à 10ª derrota, sem nunca ter vencido o São Paulo na história dos confrontos (foram 16 jogos). Na próxima partida, o Coelho enfrenta um adversário direto na disputa contra o rebaixamento: o Santa Cruz. O jogo será às 11h, no domingo, no Independência.
SÃO PAULO - Denis, Auro, Maicon (Rodrigo Caio), Lyanco, Carlinhos, Hudson (Artur), Wesley, Luiz Araújo, Cueva, Centuríon (Ytalo) e Alan Kardec. Técnico: Edgardo Bauza.
AMÉRICA - João Ricardo, Pablo, Roger, Leandro Guerreiro, Bruno Teles, Juninho, Gilson (Alan Mineiro), Ernandes (Victor Rangel), Tony (Danilo Barcelos), Osman e Borges. Técnico: Sergio Vieira.
GOLS: Alan Kardec, aos 33, e Lyanco, aos 42 minutos do primeiro tempo. Alan Kardec, aos 14 minutos do segundo tempo CARTÕES AMARELOS: Leandro Guerreiro, Osman, Ernandes, Victor Rangel, Carlinhos PÚBLICO: 8.198 RENDA: R$ 234.356,00 ARBITRAGEM: Dewson Fernandes Freitas da Silva, auxiliado por Márcio Gledoson Correia Dias e Hélcio Araújo Neves, todos do Pará. LOCAL: Morumbi (São Paulo)