Contra Sport Boys, Atlético reencontrará lateral que reverenciou R10 na Libertadores de 2013

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
06/04/2017 às 16:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:02

Deixar o The Strongest após seis temporadas teve um lado positivo para o lateral-esquerdo Jair Torrico Camacho, graças à obra do destino. O jogador boliviano trocou de clube no começo deste ano e, por uma feliz coincidência, poderá reencontrar o Atlético na Libertadores, após três anos de uma cena que simboliza a importância de Ronaldinho para o futebol.

R10 já não está mais no futebol profissional, mas o Galo segue na Libertadores. No Independência, na próxima quinta-feira (13), Jair Torrico reviverá aqueles poucos segundos quando, em 7 de março 2013, fez questão de ser o último jogador da fila do The Strongest antes do começo da partida para, com tempo de sobra, cumprimentar o ex-melhor do mundo de maneira especial. 

"Jairzinho", como é conhecido o lateral (é fã do futebol brasileiro e foi batizado em homenagem ao 'Furacão' de 70), reverenciou Ronaldinho e pôde dar um longo abraço no ídolo antes de a bola rolar no Horto. 

O Atlético, que rumava ao título inédito da competição, venceu o jogo por 2 a 1, sem grandes facilidades. Logo depois, foi encarar o The Strongest na temida altitude de La Paz. Vitória pelo mesmo placar, que encaminhou a classificação e também o primeiro lugar geral. Torrico também estava naquele duelo do Estádio Hernando Siles e, assim como no jogo da ida, foi amarelado pela arbitragem.

Na Bolívia, Ronaldinho foi tratado como um chefe de Estado. Recebeu homenagens e vestiu trajes típicos da região ao lado de representantes da diretoria do Atlético. O The Strongest não conseguiu passar de fase no grupo que ainda tinha São Paulo e Arsenal de Sarandí-ARG.

O Galo chega a sua quinta Libertadores seguida. Jair Torrico disputa a competição desde 2012, portanto, tem uma edição a mais que o clube nesta sequência inédita do alvinegro. Desta vez, porém, trocou as cores aurinegras pelo modesto time de Warnes. Torrico participou do empate em 3 a 3 contra o Libertad na primeira rodada, tendo saído do banco de reservas. No Campeonato Boliviano porém, mesmo ausente no último jogo, o atleta de 30 anos vem tendo participações como titular.

ROBINHO
Se Ronaldinho não está no Atlético desde metade de 2014, o clube alvinegro pode oferecer outro atleta de fama mundial para Jair Torrico prestar homenagem. Ele já vislumbra a viagem ao Brasil na próxima semana para conseguir uma camisa do atacante Robinho, outro jogador admirado pelo lateral. O camisa 7 disputará a segunda Libertadores pelo Atlético, sendo o atleta brasileiro em atividade com mais gols anotados na competição.

OUTRO REENCONTRO
Não é só Jair Torrico que o Atlético irá rever na retomada da Copa Libertadores. O duelo contra o Sport Boys trará uma figura conhecida do torcedor alvinegro. O atacante Javier Castillo foi uma das contratações do Galo para o centenário do clube, em 2008. Castillo teve passagem sem brilho por Belo Horizonte, ficando marcado apenas por um belo gol marcado contra o Flamengo no Maracanã.

Depois do Atlético, o jogador de 34 anos passou por mais cinco clubes, sendo a maioria da Bolívia, como Blooming e Oriente Petrolero. Pelo Galo, foram apenas 22 jogos e três gols marcados.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por