'Copa da Argentina': hermanos lideram times mineiros nos jogos de ida das semifinais

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
26/10/2016 às 09:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:23
 (Editoria de arte)

(Editoria de arte)


A tradição copeira do futebol argentino está a serviço de Cruzeiro e Atlético nas semifinais da Copa do Brasil. Campeão da Copa e da Supercopa da Argentina em 2014 pelo Huracán, Ramón Ábila é o principal goleador da Raposa nesta edição do mata-mata nacional e busca a artilharia do torneio no jogo de ida contra o Grêmio, no Mineirão.

Do lado alvinegro, Lucas Pratto assume a titularidade contra o Internacional, no Beira-Rio, com a missão de continuar marcando gols importantes contra o time gaúcho. Assim como o conterrâneo, o camisa 9 tem o currículo recheado com a Supercopa e a Superfinal do país vizinho pelo Vélez Sarsfield em 2013.

Pela artilharia

O Cruzeiro abre a disputa com o Grêmio no Mineirão, estádio no qual venceu o Tricolor gaúcho neste ano, por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Henrique garantiu o triunfo apertado e importante na briga contra o rebaixamento. Agora, no que depender do bom momento, é Ramón Ábila que se credencia como candidato a herói.

Com a ótima média de um gol por jogo na Copa do Brasil, o argentino vem sendo decisivo para a Raposa e assumirá a artilharia da competição, ao lado de Marinho (Vitória), caso balance a rede novamente. O centroavante já superou os goleiros cinco vezes e aparece empatado no segundo lugar com João Paulo (Ypiranga-RS), que também não disputa mais o torneio.

A estreia do camisa 50 no mata-mata aconteceu na terceira fase, já com gol na vitória por 2 a 1 sobre o Vitória, no confronto de volta, no Gigante da Pampulha. Na sequência, o argentino teve papel ainda mais determinante para a classificação diante do Botafogo, com dois gols na goleada por 5 a 2 no confronto de ida pelas oitavas de final, no Rio de Janeiro. Por fim, Ábila marcou duas vezes no segundo confronto pelas quartas de final e abriu o caminho para a vitória por 4 a 2 sobre o Corinthians, no Mineirão.

De volta ao Gigante da Pampulha, o camisa 50 desafia um pequeno tabu para ajudar a equipe celeste a buscar a vaga na decisão. Apesar de grandes atuações e bons números no estádio, o artilheiro jamais balançou as redes em duas partidas seguidas diante da China Azul. Até o momento, foram dez partidas disputadas no Mineirão, incluindo os jogos pelo Campeonato Brasileiro, com cinco gols marcados (média de 0,5).

Outra preocupação do atacante argentino neste primeiro compromisso contra o Grêmio são os cartões amarelos. Advertido pelos árbitros contra Vitória e Botafogo, Ábila está “pendurado” e precisa administrar as punições para não desfalcar o time mineiro no confronto da voltou ou nas eventuais finais.

FICHA DO JOGO

CRUZEIRO - Rafael; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Lucas Romero; Arrascaeta, Robinho e Rafael Sóbis; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho

HORÁRIO - 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte

ARBITRAGEM - Péricles Bassols (PE), auxiliado por Nadine Câmara (SC) e Kleber Lúcio Gil (SC)

TRANSMISSÃO - Globo e Sportv 2

Responsabilidade

No Atlético, a tarefa de empurrar a bola para a rede na Copa do Brasil fica a cargo de Lucas Pratto. Como Fred não pode atuar, por já ter defendido o Fluminense nesta mesma edição do torneio, o argentino será novamente o titular no jogo de ida contra o Internacional. A vaga na final começa a ser disputada no estádio Beira-Rio, onde os donos da casa venceram o Galo por 2 a 0 na oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ter números menos expressivos em relação ao compatriota cruzeirense no torneio, o camisa 9 também exerce papel decisivo para o alvinegro. Com dois gols em quatro partidas, ele é o artilheiro do time na competição, ao lado de Robinho.

Os gols do camisa 9 foram fundamentais na suada campanha atleticana até aqui. Primeiro, ele iniciou a reação contra a Ponte Preta quando o time mineiro perdia por 2 a 0, na partida da volta pelas oitavas de final, em Campinas. O empate em 2 a 2 garantiu a vaga no critério dos gols marcados fora de casa. Depois, Pratto decretou a vitória magra por 1 a 0 em duelo surpreendentemente complicado com o Juventude, no Mineirão, no jogo de ida das quartas de final. Derrotado pelo mesmo placar em Caxias do Sul, o time mineiro avançou na disputa por pênaltis.

Em um ano atrapalhado por lesão e concorrência no ataque, Pratto não repete a boa temporada anterior. O argentino, porém, vive uma boa fase neste segundo semestre, com quatro gols nos último oito jogos pelo clube, inclusive no último duelo contra o Colorado – vitória por 3 a 1 no Independência, pela 27ª rodada do Brasileirão. O time gaúcho, inclusive, é uma das vítimas preferenciais do camisa 9. Em cinco confrontos, Pratto balançou as redes três vezes, com três vitórias, um empate e uma derrota.

Com só um cartão amarelo no torneio, Pratto desfalca o Atlético no jogo da volta apenas em caso de expulsão ou lesão. Esta não deixa de ser uma preocupação, pois o elenco não conta com reservas de características semelhantes.

FICHA DO JOGO

INTERNACIONAL - Danilo Fernandes; Fabinho, Alan Costa, Paulão e Geferson; Rodrigo Dourado, Eduardo Henrique, Alex, Anderson e William; Aylon. Técnico: Celso Roth

ATLÉTICO - Victor; Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca (Júnior Urso) e Leandro Donizete; Otero, Cazares e Robinho; Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Oliveira

HORÁRIO - 21h45, no Beira-Rio, em Porto Alegre

ARBITRAGEM - Marcelo de Lima Henrique (PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Bruno Boschilia (PR)

TRANSMISSÃO - ESPN Brasil, SporTV e Fox Sports

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por