Corinthians bate o Chelsea e é bicampeão do Mundial de Clubes

Do Portal HD*
16/12/2012 às 10:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:38

"Aqui é Corinthians"! Na raça e de forma sofrida, como lhe é peculiar, o alvinegro do Parque São Jorge superou o Chelsea por 1 a 0, neste domingo (16), no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, e se sagrou bicampeão do Mundial de Clubes. O peruano Guerrero foi o autor do gol decisivo, aos 23 minutos da etapa complementar, e levou à loucura torcedores do Timão que fizeram uma verdadeira "invasão" na terra do Sol Nascente.

O jogo

O time alvinegro foi o que era esperado. Apesar da nítida estratégia de anular a saída de bola adversária, o Corinthians soube atacar nos momentos certos durante praticamente toda a partida e levou perigo às traves defendidas por Peter Cech. Quando era ameaçado, tinha no gol um verdadeiro paredão. Cássio, um dos melhores em campo, assegurou a tranquilidade da equipe com defesas heroicas, como logo no início da partida, ao intervir em chute de Cahill, logo aos 11 minutos. Ele viria a salvar a equipe em outras duas oportunidades na primeira etapa. Um gigante.

O Chelsea dominou o meio-campo, por ter maior qualidade. Ainda assim, sofria resistência da forte marcação alvinegra, que conseguiu anular as principais jogadas de Hazard, não deixando, assim, que Fernando Torres recebesse a bola de frente para o gol.

Do outro lado, Emerson e Guerrero davam trabalho à zaga adversária, que se mostrava inconstante. Sheik, por sinal, teve duas oportunidades. Em uma delas, completando chute do peruano, chegou a beliscar o poste esquerdo do goleiro Cech. Mas ficou nisso e o primeiro tempo terminou sem gols.

Guerrero!

A etapa derradeira começou com o Chelsea ainda melhor. Hazard recebeu na área e teve o ângulo fechado pelo enorme Cássio antes que o Corinthians se assentasse em campo e passasse a se desdobrar no meio-campo para frustrar os ingleses.

Com o tempo, o Corinthians passou a ameaçar o adversário e dominar a partida, principalmente com Emerson, que apesar de abusar dos lances individuais, corria muito e dava trabalho ao Chelsea. Danilo aliava a raça para marcar até a linha de fundo com uma calma impressionante com a bola no pé. E Paulinho e Guerrero começavam a aparecer em jogadas perigosas no ataque. Aos 23 minutos, aconteceu a jogada histórica. Paulinho tabelou com Jorge, carregou pelo meio da área e deixou para Danilo finalizar. O meia cortou para o pé direito, foi travado e, com Petr Cech no chão, viu o centroavante peruano balançar a rede de cabeça. Gol na raça. 1 a 0.

Monstro em campo, Guerrero marcou o gol decisivo (Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP)

A partir daí, o time do povo aliou a inteligência à raça. Trocou passes, enervou os ingleses e não perdeu o controle nem mesmo com as tentativas de Rafael Benítez de acionar Oscar, Azpilicueta e Marin. Mas, sem um sofrimento extra, não seria Corinthians. Por isso, houve sufoco nos minutos finais e a bola se ofereceu a Fernando Torres a um passo da pequena área, para mais uma defesa de Cássio, alçado definitivamente a um posto de destaque na história do alvinegro do Parque São Jorge.

Cahill foi expulso e, com um a menos, o Chelsea chegou a balançar a rede com Fernando Torres, para desespero de corintianos em todo o planeta. A bandeira subiu, o espanhol estava em posição de impedimento. O Timão é dono do mundo.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 CHELSEA


CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). Técnico: Tite

CHELSEA: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres. Técnico: Rafael Benítez

Gol: Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo

Local: Estádio Internacional de Yokohama (JAP)
Data: 16 de dezembro de 2012
Público: 68.275 pagantes
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)

(*) Com Gazeta Press

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por