Passada a queda precoce no Paulistão, o Corinthians se reabilitou nesta quarta-feira ao estrear com vitória na Copa do Brasil e eliminar o jogo da volta contra o Bahia de Feira. Com gols de Luciano, o time paulista venceu por 2 a 0, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, e garantiu vaga na segunda fase da competição nacional.
O gol da classificação antecipada só veio aos 44 minutos do segundo tempo. Luciano, que já havia marcado aos 31 da etapa inicial, foi o herói do Corinthians. Na Copa do Brasil, em suas duas primeiras fases, vitórias por dois ou mais gols de diferença fora de casa eliminam a partida da volta.
O triunfo deixará o Corinthians em situação incomum na temporada. Por causa da eliminação no Estadual, o time de Mano Menezes ficará 27 dias sem jogar uma partida oficial. Depois da rodada final da primeira fase do Paulistão, no domingo, o Corinthians só voltará a campo no dia 20 de abril, na abertura do Brasileirão, para enfrentar o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
O JOGO - Ainda na ressaca da eliminação precoce no Paulistão, o Corinthians fez um início de primeiro tempo de pouco futebol e muita desorganização em campo. Os erros de passe e a marcação pegada do Bahia de Feira também não contribuíram para empolgar os torcedores presentes no Joia da Princesa.
A primeira boa chance surgiu aos 16, do ataque da casa. Jacson bateu de longe e Cássio pulou no canto para fazer a defesa. Do outro lado, o meia Jadson tinha dificuldade para armar o Corinthians. Renato Augusto, mais apagado, pouco ajudava. E o ataque formado apenas por Romarinho e Luciano jogava isolado.
Sem boas trocas de passe no meio-campo, o time paulista precisava de uma conexão direta para chegar ao ataque. E, assim, aos 31 minutos surgiu o primeiro gol da partida. Após chutão da defesa, a bola sobrou para Romarinho, que deu belo passe para Luciano só bater para as redes, na saída do goleiro Maykon.
O gol pareceu azeitar o meio-campo corintiano, que passou a dominar as ações no setor ofensivo. Como resultado, o time visitante passou a pressionar e esteve perto de marcar o segundo antes do intervalo.
O segundo tempo, contudo, repetiu o início da partida. Passes errados nos dois lados e marcação intensa do Bahia de Feira. Mais consistente, o Corinthians assustou Maykon em finalização de Luciano, após passe de Jadson, aos 9. O mesmo Luciano desperdiçou outra boa chance, desta vez de cabeça, em conclusão de cruzamento de Romarinho, aos 20.
A partir dos 30 minutos, o Corinthians impôs a pressão em busca do segundo gol. E a dupla Romarinho e Luciano continuou a levar perigo à defesa baiana. O Bahia de Feira passou a adotar postura mais cautelosa, já pensando em garantir a vitória por 1 a 0 para assegurar o jogo da volta.
O time paulista, contudo, partiu para o ataque. E, aos 44 minutos, arrancou o gol da classificação antecipada. Depois de tabela entre Romarinho e Uendel, Luciano aproveitou o rebote e encheu o pé para mandar para o fundo do gol.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA DE FEIRA 0 x 2 CORINTHIANS
BAHIA DE FEIRA - Maykon; Orlan, Bruno, Ramon e Kazumba; Copetti, Anderson, Jó e Bruninho (Robert); Carlinhos (Jeferson) e Jacson (Pablo). Técnico: Quintino Barbosa.
CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Cléber, Fábio Santos (Uendel); Ralf, Guilherme, Renato Augusto (Danilo), Jadson (Malcom); Romarinho, Luciano. Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Luciano, aos 31 minutos do primeiro tempo. Luciano, aos 44 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Copetti, Guilherme, Bruninho, Bruno.
ÁRBITRO - Grazianni Maciel Rocha (RJ).
RENDA - R$ 175.660,00.
PÚBLICO - 3.653 pagantes.
LOCAL - Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA).