( VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
Quando Tite colocou André no lugar do zagueiro Pedro Henrique, muitos corintianos devem ter se irritado ao ver o atacante em campo novamente. Mas neste sábado, foi dia de aplaudi-lo. Sua entrada mudou o jogo e uma derrota certa se tornou uma vitória de virada do Corinthians por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Itaquerão, resultado que coloca a equipe alvinegra na liderança do Brasileirão.
Se olhar para os números, Uendel foi o destaque. Ele deu uma assistência e fez um gol, mas a noite foi mesmo de André. Afinal de contas, o alvo preferido dos corintianos quase deixou o clube nos últimos dias, já que o Sport tentou levá-lo e Tite o segurou. Parecia prever que ele ainda seria útil. Ontem, pelo menos, foi.
Antes de a bola rolar, o Corinthians era o favorito. Vinha de três vitórias, sem levar gols e com possibilidade de assumir a liderança. O Coritiba demitiu o técnico Gilson Kleina ao longo da semana e começou a rodada na zona de rebaixamento. Mas a vitória esteve longe de ser fácil.
As duas equipes entraram em campo com formações parecidas. A diferença, que parece ter pego Tite de surpresa, foi a escalação do zagueiro Juninho como lateral-esquerdo, para impedir as subidas de Fagner.
Durante a maior parte do jogo, o Corinthians era quem tinha a bola no pé e demonstrava iniciativa. Faltava, porém, qualidade para finalizar. No único momento de distração da defesa corintiana, o Coritiba se aproveitou. Aos 46,os visitantes chegaram em velocidade, Pedro Henrique tentou ajudar Uendel na marcação, deixou espaço para a entrada de Negueba, que bateu cruzado e abriu o placar.
No segundo tempo, o Corinthians tocava a bola no meio de campo, jogava nos laterais, voltava para o meio e ninguém parecia saber o que fazer para abrir espaço na fechada defesa paranaense. E Tite deu sua última cartada. Colocou André no lugar do zagueiro Pedro Henrique, mandando o time para o ataque. Era tudo ou nada.
Pressão
Os minutos finais foram de um Corinthians pressionando contra o Coritiba, que recuou demais e pagou caro. Aos 44, Uendel fez jogada pela esquerda, chutou cruzado e André desviou. Empurrado pela torcida, o Corinthians não desistiu e percebeu que a derrota poderia virar uma grande virada. Aos 49, no último minuto da partida, Marquinhos Gabriel cruzou, Uendel cabeceou para garantir a bela virada.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 CORITIBA
GOLS - Negueba, aos 46 do 1º Tempo; André, aos 44 e Uendel, aos 49 minutos do
segundo tempo.
CORINTHIANS (4-5-1) - Walter; Fagner, Felipe, Pedro Henrique (André) e Uendel;
Cristian (Danilo), Bruno Henrique, Marquinhos Gabriel, Marlone (Giovanni
Augusto) e Guilherme; Luciano. Técnico: Tite.
CORITIBA (4-5-1) - Wilson, Dodô (Benitez), Luccas Claro, Rafael Marques e
Juninho; João Paulo, César Gonzalez (Fábio Braga), Ruy (Thiago Lopes), Juan e
Negueba; Kleber. Técnico: Pachequinho.