
(Pedro Vilela/Lightpress)
A crise política e a desorganização que assola a Associação de Futebol Argentino (AFA) é o grande entrave do Cruzeiro para a inscrição do atacante Ramón Ábila no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ainda sem receber os documentos de transferência do centroavante, a diretoria celeste vive dias de expectativa e conta com as promessas de dirigentes argentinos no que diz respeito à papelada que liberará o novo camisa 50 da Raposa para os jogos.
A informação de que o nome de Ábila não apareceu no BID pela falta de cumprimento do acordo de compra do Cruzeiro com o Huracán não procede. Segundo apurou o Hoje em Dia, a diretoria celeste depositou a primeira parcela há quase uma semana, na sexta-feira (8). E os valores foram compensados no sistema financeiro da Argentina na última segunda-feira (11), devido ao feriado da Independência do país vizinho, comemorado no dia 9 de julho.
Leia mais:
Atacante Ramón Ábila assina contrato e será apresentado neste domingo no Mineirão
Ábila promete confirmar fama de artilheiro no Cruzeiro: 'Tenho que fazer gols'
Cruzeiro procura o Verona por informações sobre meia ítalo-brasileiro Rômulo
De acordo com o diretor de futebol cruzeirense Thiago Scuro, os documentos de liberação de Ramón Ábila do Huracán chegarão à Toca da Raposa nesta sexta-feira (15). “Com certeza o Ábila tem condições de jogar no domingo. Sabemos da ansiedade. A dúvida sobre a regularização para o jogo de domingo é zero. Sair na segunda, terça ou quarta não importa. Até sexta estará lá”, garantiu em entrevista coletiva na última quinta-feira (14).
A data estipulada por Scuro depende muito da AFA. A entidade prometeu liberar a documentação, mas vive crise sem precedentes em sua presidência, com a presença de interventores do Executivo do governo, do judiciário e até da Fifa na instituição.
Contratação
O Cruzeiro comprou metade dos direitos econômicos de Ramón Ábila por US$ 3,82 (cerca de R$ 12, 6 milhões), valor a ser pago ao Huracán-ARG. O atacante chegou a Belo Horizonte no dia 27 de junho, e fez seu primeiro trabalho com bola na Toca II no dia 1º de julho. O último jogo oficial de Ábila aconteceu em 22 de maio, na vitória por 3 a 1 do Huracán em cima do Lanús-ARG, partida do Campeonato Argentino. Na ocasião o avante marcou dois gols. Ao todo, o novo camisa 50 da Raposa marcou 53 gols pelo El Globo, em 108 partidas.