(Washington Alves/Lightpress)
A grave lesão no joelho direito do goleiro Fábio, que ficará afastado dos gramados por oito meses, jogou holofotes nos jovens suplentes do gol cruzeirense. Escolhido por Mano Menezes para ser o titular diante do Santa Cruz, neste domingo, às 11h, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Rafael iniciou conversas com a diretoria do Cruzeiro para renovar o seu contrato com o clube por mais três anos. O vínculo do segundo goleiro com mais jogos no atual plantel cruzeirense termina no fim de dezembro de 2016.
Como já pode assinar um pré-contrato com outra equipe, Rafael foi chamado nos últimos meses para conversar com membros do departamento de futebol da Raposa. Nas negociações que foram abertas, já há esboço de uma proposta, que pode ser firmada antes do fim desta temporada.
Há 14 anos no Cruzeiro, Rafael, tido como reserva imediato de Fábio, já fez 38 jogos pela Raposa. Com a lesão do titular absoluto, o prata da casa só não assumiu o gol celeste pois se recuperava de lesão no quarto dedo da mão direita, sofrida durante o aquecimento antes da partida com o Fluminense, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No entanto, Mano Menezes optou por acionar Lucas França, de apenas 20 anos, na vaga de Fábio, enquanto Rafael não se recuperava de forma plena.
foi acionado por três vezes, duas como titular (Corinthians e Figueirense) e a primeira como profissional contra o Coritiba, jogo que marcou a lesão de Fábio.
Dentre os jogos mais emblemáticos de Rafael como titular do Cruzeiro está a vitória por 6 a 1 sobre o arquirrival Atlético, no Brasileirão de 2011. Resultado que, na época, garantiu a permanência da Raposa na Séria A.