Nem parece um “gringo”. Essa foi a primeira impressão passada pelo ponteiro venezuelano Luis Diaz, de quase 30 anos, apresentado na segunda-feira (7) no Sada/Cruzeiro como um dos principais reforços para a temporada 2013/14. Ele fala português muito bem, não é um completo desconhecido para o treinador da casa e conta que queria voltar a atuar no Brasil há algum tempo.
O jogador é expoente do voleibol venezuelano, ídolo da seleção do país e com vasta experiência em quadra. Passou por várias equipes da Itália, Espanha e Turquia. Foi no Club Voleibol Pòrtol, da cidade espanhola de Palma de Mallorca, que conheceu o atual técnico do time mineiro, Marcelo Mendez.
“Ficamos pouco tempo juntos, porque ele chegou no meio da temporada, e, ao final dela, eu fui embora. Pude conhecer seu trabalho por cinco meses, mas foi suficiente para gostar da forma de trabalhar. Vai ser um reencontro”, relata Diaz, que terá a concorrência pesada de Filipe e Leal na ponta de rede.
Desinibido com a Língua Portuguesa, o ponteiro explica a facilidade. “Me lembro da época em que joguei aqui, no Brasil (2002/2003). Também passei muitos anos na Itália, ao lado de brasileiros, como Dentinho, Rafael, João Paulo Bravo, e aprendi o portunhol”, brinca o atleta de 2,05 metros.
Segunda ele conheceu o grupo e fez exercícios na academia. Ainda não treinou com bola, pois, nos próximos dias, realiza exames médicos e faz trabalho focado na parte física.
O ponteiro é o quarto reforço da equipe celeste a chegar a Belo Horizonte, depois de Vinhedo, PV e Isac. O único recém-contratado que ainda não conheceu a estrutura do clube é o central Éder, que está defendendo a seleção brasileira na Liga Mundial. “Tive outras propostas da Turquia, Polônia, França e Itália. Sempre acompanho os campeonatos e sabia que o Cruzeiro era uma boa equipe. Analisei todas, pesei condições, estruturas e escolhi o melhor time”, afirma Diaz. Ele acredita que o vôlei brasileiro tem um dos campeonatos mais fortes do mundo, e o Cruzeiro tem se mantido na ponta. “Não tive dúvidas e estou muito feliz”, conclui.