(Douglas Magno/Vipcomm)
Noite distinta para as equipes mineiras na Superliga Masculina de Vôlei. Enquanto o Sada/Cruzeiro atropelou o UFJF, no Ginásio do Riacho, em Contagem, o Vivo/Minas, mesmo jogando diante de um bom público na Arena JK, em BH, acabou derrotado com facilidade pelo líder RJX.
Nem a presença de 2.044 torcedores, entre eles o zagueiro Réver, capitão do Atlético, impediu que o Minas fosse derrotado por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/20 e 25/20. No primeiro set, disputado ponto a ponto, os dois lados até brigaram pela liderança, com o apoio caseiro fazendo a diferença, tanto que o time da Rua da Bahia estava em vantagem nos dois tempos técnicos.
No entanto, na reta final os cariocas souberam trabalhar melhor a posse de bola, e viraram o placar na hora certa, para fechar em 25 a 23.
Na segunda e terceira parciais, a história foi completamente diferente. Enquanto o RJX aproveitava as bolas que tinha em mãos para pontuar, o Minas errava muito e deixava os cariocas confortavelmente abrirem vantagem no placar.
Só quando o árbitro errou ao não marcar a invasão do central Wallace, do RJX, por baixo da rede, no terceiro set, é que a torcida inflamou e voltou a empurrar a equipe. Mas de nada adiantou, e o Rio de Janeiro repetiu o placar da segunda parcial, fechando em 25 a 20 e garantindo os três pontos.
“Foi um jogo que fiquei com o coração dividido, pois tenho um carinho muito especial pelo Minas. Voltar aqui é muito complicado. Mas fiquei feliz com a atuação da minha equipe e o resultado nos ajudou a manter a liderança da competição”, comentou o técnico Marcelo Fronckowiak, que na temporada passada era o comandante minas-tenista.
Já o atual treinador, o argentino Horácio Dileo, admitiu a superioridade do adversário. “O Rio jogou muito bem, foram superiores à nossa equipe em tudo. Tivemos a oportunidade de vencer o primeiro set e, como não conseguimos, acabamos nos desconcentrando”, avaliou.
Atropelamento
Em Contagem, o Cruzeiro, que poderia assumir a liderança da competição em caso de vitória do Minas sobre o RJX, fez seu dever de casa, e ganhou o clássico mineiro contra o UFJF também com facilidade, por 3 sets a 1, parciais de 25/19, 25/23, 18/25 e 25/19. O resultado manteve o time celeste em segundo, com 44 pontos, dois a menos que os cariocas.