objetivos distintos

Cruzeiro aumenta chances de título; Atlético vê risco de rebaixamento crescer

Matemática da UFMG aponta probabilidade de classificação à Libertadores e Sul-Americana e alerta para riscos na parte inferior da tabela

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/09/2025 às 17:13.
Gabigol e Reinier vão lutar por objetivos distintos na reta final do Brasileirão (Reprodução: Flickr Cruzeiro/Atlético)

Gabigol e Reinier vão lutar por objetivos distintos na reta final do Brasileirão (Reprodução: Flickr Cruzeiro/Atlético)

O Cruzeiro ampliou as chances de conquistar o Campeonato Brasileiro após vencer o RB Bragantino por 2 a 1, no Mineirão, pela 24ª rodada. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade do time mineiro erguer a taça passou de 18,9% para 23,8%.

Com 50 pontos, o Cruzeiro reduziu a diferença para o Flamengo, líder com 51, e ocupa a vice-liderança. O Bragantino permanece na nona posição, com 31 pontos. De acordo com a UFMG, Palmeiras lidera as estimativas de título com 40,3%, seguido pelo Flamengo (32,6%) e Cruzeiro (23,8%).

Além do título, a equipe celeste está praticamente garantida na Libertadores 2026, com 99,83% de probabilidade de classificação, mesma porcentagem do Palmeiras e ligeiramente atrás do Flamengo (99,89%). Desde a sexta rodada, o Cruzeiro mantém-se entre os quatro primeiros.

O time comandado por Leonardo Jardim volta a campo no sábado (27), às 18h30, contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, o Atlético vê suas chances de disputar a Libertadores via Campeonato Brasileiro reduzirem. O Galo soma 2,2% de probabilidade de classificação, queda de 1,7 ponto percentual em relação à rodada anterior. A equipe ocupa a 15ª posição, com 25 pontos, e segue há sete jogos sem vencer.

O Atlético possui dois jogos pendentes em casa contra Sport e Fortaleza, times que brigam na parte inferior da tabela. Vitórias nesses confrontos poderiam aproximar o time de adversários diretos na disputa por vaga na Libertadores.

O risco de rebaixamento do Galo também aumentou, passando de 11,3% para 15,1%. A equipe é a sétima com maior probabilidade de queda, atrás de Sport, Fortaleza, Vitória, Juventude, Vasco e Santos.

Paralelamente, o Atlético ainda mantém chances de classificação à Copa Sul-Americana 2026, com 43,5% de probabilidade, segundo a UFMG. As equipes entre a 7ª e a 12ª posição do Brasileirão estão atualmente na zona de classificação para o torneio, sujeita a alterações dependendo dos resultados de Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por