Cruzeiro sedia lançamento do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei

Hoje em Dia*
22/09/2015 às 14:52.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:49
 (Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro)

(Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro)

O Salão Nobre do Parque Esportivo do Cruzeiro, no Barro Preto, sediou na manhã desta terça-feira (22) o lançamento oficial do mundial de clubes de vôlei. A competição, que terá a participação do Sada/Cruzeiro, será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, no Ginásio Divino Braga, em Betim.

Esta é a terceira vez consecutiva que Minas Gerais sedia o evento e a segunda vez em Betim. A primeira oportunidade na região metropolitana de Belo Horizonte, em 2013, foi especial para o Cruzeiro, que acabou faturando o título de campeão.

“Estamos acostumados em qualquer tipo de ginásio. Em Betim é bom porque é perto do público”, destacou Marcelo Mendez, técnico da equipe. No mundial deste ano serão seis equipes participantes divididas em dois grupos de três.

História

Em 2014, o Mundial foi disputado no Mineirinho, em Belo Horizonte. A mudança de sede ocorre em função do momento econômico pelo qual passa o país. Em Betim, será possível fazer um torneio de alto nível, porém mais enxuto, sem necessidade de muitas intervenções no ginásio, além de ser muito perto da capital, possibilitando uma grande participação do público.

“Hoje, para organizar o Mundial, a maior dificuldade é o orçamento. Em um momento em que a crise se abate pelo mundo inteiro, nós conversamos com a FIVB sobre a proposta de fazer um torneio mais enxuto, com um formato de seis clubes. Em Betim a capacidade é de 7.000 torcedores e em todos os jogos nós tivemos ginásio lotado. Também havia um entendimento da FIVB de que é importante ter uma forte participação popular. E em Betim, com o formato que nós adotamos em 2013, com outros eventos paralelos ao Mundial, foi excelente. Esperamos repetir o sucesso de organização e também o sucesso em quadra, que nos levou a levantar a taça”, explicou o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli.

Seis equipes na disputa

Serão seis clubes na luta pelo título do Mundial de Clubes 2015, que acontecerá em Betim, entre os dias 27 e 31 de outubro. O representante europeu será o russo Zenit Kazan, campeão da Champions League. Da Ásia virá o iraniano Paykan Teheran, da África o egípcio Al-Ahly, além do clube que representará a NORCECA (América do Norte, Central e Caribe), o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico. Completam o torneio o argentino UPCN San Juan, atual campeão Sul-Americano, e o anfitrião brasileiro Sada Cruzeiro.

O comandante Marcelo Mendez falou sobre os adversários que a Raposa enfrentará na competição. "A qualidade do torneio é muito grande, vai ser um Mundial muito disputado. Tem muitos times fortes, como o Zenit Kazan, que conta com muitos jogadores da seleção russa, além do americano Anderson e do cubano Leon. Os iranianos têm parte da sua seleção também e um grande levantador italiano, que já jogou por sua seleção. O time porto-riquenho tem um oposto que já jogou na Rússia. Então será um torneio de alto nível e extremamente disputado", explicou o treinador.

Os jogos começam na terça-feira, 27/10. As equipes se enfrentam entre si na fase classificatória e os dois melhores de cada chave garantem vaga na fase final, em cruzamento olímpico. Tanto as semifinais (na sexta, 30), quanto a final (sábado, 31), serão decididas em partidas únicas.

O técnico cruzeirense também aproveitou a primeira oportunidade para fazer um convite à torcida celeste. "Nós estamos acostumados a jogar em todo tipo de ginásio, mas acho muito bom jogar em Betim. É mais perto da nossa torcida, como estamos acostumados no Riacho. E aproveito agora para convocar nossos torcedores para acompanhar as partidas do Mundial, como fizeram em 2013, ajudando muito para o nosso resultado final", pediu o argentino.

Grupo A – Sada Cruzeiro (Brasil), Capitanes de Arecibo (Porto Rico) e Zenit Kazan (Rússia)

Grupo B – Paykan Teheran (Irã), UPCN (Argentina) e Al-Ahly (Egito)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por