(Flávio Tavares/Hoje em Dia (30/4/2014))
Um time que não se cansa de superar recordes. Esse é o Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira. Campeão brasileiro com sobras no ano passado, o clube celeste caminha a passos largos para mais um título na atual edição.
Mesmo faltando duas rodadas para o término da primeira metade da competição, a Raposa já garantiu a conquista simbólica do turno. Com 39 pontos – sete a mais do que o vice-líder São Paulo –, a equipe não pode ser alcançada pelos adversários até a 19ª rodada.
A missão agora é superar outra marca. Caso conquiste ao menos quatro dos seis pontos ainda possíveis no primeiro turno, o Cruzeiro alcançará o melhor aproveitamento da história da disputa por pontos corridos com 20 equipes, superando o Atlético de 2012 no critério saldo de gols.
Naquela edição do campeonato, o Galo somou 43 pontos no primeiro turno, um rendimento de 75,4%. Em segundo lugar neste ranking aparece o Grêmio, que acumulou 41 pontos em 2009.
Porém, tanto o Galo quanto o Tricolor gaúcho – únicos times que ultrapassaram os 40 pontos no primeiro turno neste sistema de disputa – não levantaram o troféu ao fim da temporada.
“Temos de nos apegar ao nosso próprio trabalho, sempre melhorando, nos empenhando, olhando para a frente, para os objetivos. São sempre bem-vindos (tropeços dos adversários), mas vamos enfrentar dificuldades em certo momento também”, alerta Oliveira.
Para o lateral-direito Ceará, a ampla folga na tabela sobre o São Paulo aumenta ainda mais a confiança do grupo. “Sete pontos de vantagem para o segundo colocado, isso nos dá credibilidade e confiança para os dois jogos finais que teremos no primeiro turno. Nós temos uma meta e vamos tentar atingi-la”, avisa.
Copa do Brasil
Folgado na tabela, o Cruzeiro esquece a Séria A e foca as atenções na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Mineirão, o time estrelado terá o primeiro compromisso contra o modesto e inesperado Santa Rita, de Alagoas, no duelo pelas oitavas de final do torneio.
Para o confronto, Marcelo Oliveira não adiantou se vai utilizar o que tem de melhor ou se pretende poupar jogadores. nesta terça-feira (26) à tarde, o time fará um treinamento na Toca da Raposa II.
A expectativa fica por conta do retorno do meia Ricardo Goulart, cortado da partida contra o Goiás, no último domingo, devido ao cansaço muscular.
Possível rival da Raposa começa a ser definido nesta terça
O Cruzeiro ficará de olho nesta terça-feira (26), às 19h30, no duelo que abre as oitavas de final da Copa do Brasil. Se passar pelo Santa Rita-AL, a Raposa enfrentará o vencedor de Vasco x ABC.
“É mata-mata. Se você não entra bem, a competição pode ser jogada fora. O ABC tem um bom time, merece respeito”, avisa o técnico cruzmaltino Adilson Batista. A volta do meia Douglas, que cumpriu suspensão, na vaga de Jhon Cley deve ser a única mudança no Vasco em relação ao time que empatou com o Icasa pela Série B.