SECA DE VITÓRIAS

Além buscar semi da Copa do Brasil, Jardim tem tabu para quebrar contra Atlético

Última vitória do Cruzeiro em clássicos realizados no Mineirão foi em 2021

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/09/2025 às 12:58.
Jardim pode acabar com jejum de vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético em duelos no Mineirão (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Jardim pode acabar com jejum de vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético em duelos no Mineirão (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

O técnico Leonardo Jardim terá na próxima quinta-feira (11), a partir das 19h30,  mais um tabu para tentar quebrar. A última vez que o Cruzeiro venceu o rival Atlético no Mineirão foi em 2021, na pandemia da Covid-19, sem a presença de torcedores no estádio. De lá para cá foram três derrotas, sendo em decisões, e dois empates. 

O triunfo da Raposa aconteceu na nona rodada do Mineiro de 2021, por 1 a 0, gol do atacante Airton. O tento saiu aos 16 minutos do segundo tempo após Rafael Sobis deixá-lo na cara do gol. 

Depois desse jogo, os times se enfrentaram novamente por duas vezes no estadual do ano seguinte, com o Atlético levando a melhor.. A primeira, pela nona rodada da primeira fase, o alvinegro bateu o rival por 2 a 1, de virada, em jogo que valia a liderança na tabela. Já na segunda, o clássico valia a taça Mineira. Dono do jogo, o Galo bateu o rival por 3 a 1, conquistando assim o tricampeonato. 

Em 2024 o torcedor celeste teve esperanças da sequência negativa terminar quando Mateus Vital abriu o placar na decisão do Mineiro, deixando o Cruzeiro não só à frente, mas próximo do título Mineiro. 

Porém, Saravia, Hulk e Scarpa promoveram o vira-vira no duelo que tinha apenas cruzeirenses nas arquibancadas do Gigante da Pampulha. No mesmo ano, o 0 a 0 marcou o duelo entre Cruzeiro e Atlético em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão, fechando os embates de 2024 no Mineirão. 

Nesta temporada, o primeiro encontro foi no Campeonato Mineiro. Com Gabigol expulso, o Cruzeiro voltou a ser derrotado pelo rival em jogo de torcida única no Gigante da Pampulha. Hulk foi o responsável por superar Cássio por duas vezes, fechando o placar em 2 a 0. Em maio os rivais voltaram a se encontrar na nona rodada do Brasileirão, porém, o 0 a 0, persistiu, completando os cinco jogos sem vitórias da Raposa. 

Vale lembrar que nesta temporada Leonardo Jardim já “espantou os fantasmas” da Toca da Raposa II ao vencer duelos históricos pelo Brasileirão. A sequência passa por superar o São Paulo no Mineirão, feito que não acontecia desde 2019, o Grêmio, no mesmo palco, o que não ocorria desde 2017 e o Inter como mandante, após nove anos. 

Além destes resultados, tem ainda as vitórias fora de casa contra o Flamengo e o Palmeiras, que não vinha desde 2018, e do Fluminense, no Maracanã, que não ocorria há 17 anos. 

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por