Última vitória do Cruzeiro em clássicos realizados no Mineirão foi em 2021
Jardim pode acabar com jejum de vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético em duelos no Mineirão (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
O técnico Leonardo Jardim terá na próxima quinta-feira (11), a partir das 19h30, mais um tabu para tentar quebrar. A última vez que o Cruzeiro venceu o rival Atlético no Mineirão foi em 2021, na pandemia da Covid-19, sem a presença de torcedores no estádio. De lá para cá foram três derrotas, sendo em decisões, e dois empates.
O triunfo da Raposa aconteceu na nona rodada do Mineiro de 2021, por 1 a 0, gol do atacante Airton. O tento saiu aos 16 minutos do segundo tempo após Rafael Sobis deixá-lo na cara do gol.
Depois desse jogo, os times se enfrentaram novamente por duas vezes no estadual do ano seguinte, com o Atlético levando a melhor.. A primeira, pela nona rodada da primeira fase, o alvinegro bateu o rival por 2 a 1, de virada, em jogo que valia a liderança na tabela. Já na segunda, o clássico valia a taça Mineira. Dono do jogo, o Galo bateu o rival por 3 a 1, conquistando assim o tricampeonato.
Em 2024 o torcedor celeste teve esperanças da sequência negativa terminar quando Mateus Vital abriu o placar na decisão do Mineiro, deixando o Cruzeiro não só à frente, mas próximo do título Mineiro.
Porém, Saravia, Hulk e Scarpa promoveram o vira-vira no duelo que tinha apenas cruzeirenses nas arquibancadas do Gigante da Pampulha. No mesmo ano, o 0 a 0 marcou o duelo entre Cruzeiro e Atlético em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão, fechando os embates de 2024 no Mineirão.
Nesta temporada, o primeiro encontro foi no Campeonato Mineiro. Com Gabigol expulso, o Cruzeiro voltou a ser derrotado pelo rival em jogo de torcida única no Gigante da Pampulha. Hulk foi o responsável por superar Cássio por duas vezes, fechando o placar em 2 a 0. Em maio os rivais voltaram a se encontrar na nona rodada do Brasileirão, porém, o 0 a 0, persistiu, completando os cinco jogos sem vitórias da Raposa.
Vale lembrar que nesta temporada Leonardo Jardim já “espantou os fantasmas” da Toca da Raposa II ao vencer duelos históricos pelo Brasileirão. A sequência passa por superar o São Paulo no Mineirão, feito que não acontecia desde 2019, o Grêmio, no mesmo palco, o que não ocorria desde 2017 e o Inter como mandante, após nove anos.
Além destes resultados, tem ainda as vitórias fora de casa contra o Flamengo e o Palmeiras, que não vinha desde 2018, e do Fluminense, no Maracanã, que não ocorria há 17 anos.
Leia mais