Apesar da queda de produção nas últimas quatro partidas, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira, com 62 pontos, carrega a marca de ser o terceiro melhor líder da história dos pontos corridos, depois de 30 rodadas disputadas. O desempenho de Fábio e companhia é superior, inclusive, ao do time da simbólica Tríplice Coroa, em 2003.
Há dez anos, os comandados de Vanderlei Luxemburgo somavam 58 pontos depois de 30 jogos. Os dois melhores líderes do Brasileiro, após a 30ª rodada, são o Fluminense, que no ano passado já somava 68 pontos e 75% de aproveitamento, e o São Paulo, com 63, em 2007.
Uma análise da tabela do returno da Série A mostra ainda que o Cruzeiro segue com a melhor campanha da segunda metade da competição. Nos 11 jogos já disputados, o time somou 22 pontos, mesma marca do São Paulo, que é superado no saldo de gols (10 a 6).
Seguir conquistando dois pontos por partida é o que o Cruzeiro precisa para chegar aos 78 e igualar a marca do São Paulo de 2006, melhor campeão dos pontos corridos com 20 clubes na disputa.
Outra marca do tricolor paulista que o time de Marcelo Oliveira pode igualar é de maior número de vitórias. Para isso, precisa vencer cinco das últimas oito partidas.
O Cruzeiro pode ainda ter o melhor ataque de um Brasileiro a partir de 2006. Em 2007, o time da Toca, comandado por Dorival Júnior, balançou as redes 73 vezes. A equipe atual precisa de mais 13 gols para igualar a marca.
Copa do Brasil
Se não bastasse toda a vantagem numérica que o Cruzeiro carrega sobre os concorrentes, a partir da próxima rodada ela pode ser física também.
Grêmio, Atlético-PR e Botafogo jogam na quarta-feira (23) pelas quartas de final da Copa do Brasil. O time da Toca já está fora da competição.
Se os três seguirem, e isso não é difícil de acontecer, pois Grêmio e Atlético-PR jogam em casa, contra Corinthians e Internacional, e se classificam com vitórias simples.
O Botafogo faz o clássico carioca, com o Flamengo, no Maracanã, e também precisa vencer para seguir na disputa.