(Ricardo Duarte/ S.C.Internacional)
A temporada 2018 reservou momentos de glória ao Cruzeiro. Além do Campeonato Mineiro, o clube conquistou o bi consecutivo da Copa do Brasil, se isolando como único time com seis títulos do torneio. E o ano não foi marcante somente pelas conquistas. A equipe comandada pelo técnico Mano Menezes também quebrou tabus em novas arenas do futebol brasileiro.
No Maracanã, reaberto em 2013, foram 11 partidas para conseguir a primeira vitória, que aconteceu pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores – gols marcados por Arrascaeta e Thiago Neves.
No Allianz Parque, inaugurado em 2014, o time celeste demorou cinco confrontos para vencer pela primeira vez. O gol do argentino Barcos na vitória por 1 a 0 em cima do Palmeiras, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, foi um importante passo para o Cruzeiro chegar à decisão do torneio – o confronto de volta, no Mineirão, ficou empatado em 1 a 1.
Outro tabu quebrado em 2018 aconteceu na Arena Corinthians, também inaugurado em 2014. A vitória por 2 a 1 na final da Copa do Brasil contra o Corinthians valeu o título da competição para a Raposa. Antes do primeiro triunfo, o Cruzeiro havia jogado outras cinco vezes no estádio.
Novo Beira-Rio
As vitórias conquistadas em 2018 no Maracanã, no Allianz Parque e na Arena Corinthians servem de inspiração para o próximo compromisso do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, contra o Inter, no domingo, às 16h, no Beira-Rio. Isso porque a Raposa nunca venceu no estádio após a reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Após a reinauguração, o Cruzeiro encarou o Inter na arena em três oportunidades, sendo derrotado em dois jogos e ficando no empate em uma partida. O detalhe é que, além de nunca ter vencido os colorados no “novo estádio”, a Raposa também não conseguiu balançar as redes.
O primeiro encontro depois da reforma para a Copa de 2014 aconteceu em 2015, na última rodada do Brasileirão. Com dois gols de Vitinho (hoje no Flamengo), o Inter venceu o time alternativo do Cruzeiro por 2 a 0.
Em 2016, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, Valdivia (atualmente no Vasco) decretou a vitória dos gaúchos por 1 a 0. Já no ano passado, no terceiro jogo da competição nacional, o Cruzeiro, repleto de reservas, segurou um empate sem gols com uma grande atuação do goleiro Rafael.
Estreia
Fábio é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro (831 jogos) e já desfilou seu talento em vários estádios do mundo. Mas, se entrar em campo no domingo, o goleiro atuará pela primeira vez no “Novo Beira Rio”. Nas outras três partidas que a Raposa jogou no estádio após a reinauguração, quem defendeu a meta foi Rafael.