A era dos pontos corridos consolidou a rivalidade. Enganam-se os que acham que o confronto Cruzeiro x São Paulo se limita a um clássico do futebol nacional. Números fazem do encontro uma briga particular por marcas no Brasileiro. Afinal, a partir de 2003, os clubes dividem os recordes da competição.
Com uma campanha impecável, e a caminho do título de 2013, a Raposa está de olho nas façanhas do Tricolor. Portanto, derrotar o adversário amanhã, às 21h50, no Mineirão, pela 27ª rodada, ganhou uma motivação extra.
Os cruzeirenses já são donos do melhor aproveitamento (72,5%) e do maior percentual de vitórias (67,4%) do Brasileiro – ambos conquistados na campanha de 2003. Nada que os comandados do técnico Marcelo Oliveira não possam superar. Ao golear o Náutico, por 4 a 1, no último domingo, e chegar aos 59 pontos, a Raposa manteve o ritmo acelerado.
O rendimento bate os 75%, sustentado pelas 18 vitórias. Isso significa que 69% dos oponentes caíram perante aos mineiros. Vinte e quatro pontos, nas 12 partidas que restam, vão pulverizar esses números.
Superar o rival
Sendo assim, é hora de mirar os recordes do “inimigo”. Tricampeão, entre 2006 e 2008, o São Paulo aproveitou a hegemonia para decretar marcas, como o menor índice de derrotas do Brasileiro.
Na edição de 2006, perdeu somente quatro vezes, o que representou 10,5%. O Cruzeiro quer igualar tal façanha em 2013. Porém, não será fácil, pois o time da Toca já tem três derrotas, ou seja, só tem uma de sobra.
Pelo menos num “quesito”, o São Paulo seguirá tranquilo, pois a defesa azul não tem como ser a menos vazada da história dos pontos corridos, pois já sofreu 21 gols, sendo que o Tricolor tomou 19, em 2007.
O único intrometido neste conjunto de recordes é o Santos. Ao erguer a taça, em 2004, o Peixe fez 103 gols, média de 2,24.
Se continuarem derrubando quem aparece pela frente, os atacantes estrelados podem quebrar o feito, pois os cruzeirenses carregam média de gols de 2,23 por partida.
Fator Mineirão
A China Azul apelidou o remodelado Mineirão de Toca III. Não é para menos. Neste Brasileiro, o Cruzeiro venceu nove dos seus dez compromissos no Gigante da Pampulha. Apenas o Santos (0 a 0) arrancou um empate.
A força do mando azul ajudou o time a conseguir uma sequência invicta de 12 jogos. O São Paulo ficou 17 partidas sem perder em 2007, recorde desde a adoção do sistema de pontos corridos.
Para completar, Everton Ribeiro e companhia podem se tornar os primeiros a alcançar os 60 pontos na 27ª rodada.