CÁLCULOS

Caso vença o Operário, Cruzeiro atingirá pontuação suficiente para o acesso em metade das Séries B

Alecsander Heinrick
@alecshms
Publicado em 06/09/2022 às 07:00.
Torcida cruzeirense já iniciou as comemorações pelo acesso (Staff Images/Cruzeiro/Divulgação)

Torcida cruzeirense já iniciou as comemorações pelo acesso (Staff Images/Cruzeiro/Divulgação)

O Cruzeiro apenas empatou em casa com o Criciúma na última rodada da Série B, mesmo assim, ampliou a vantagem para o quinto colocado e, caso vença na próxima rodada, atingirá uma pontuação que foi suficiente para acesso em metade das edições da Série B disputadas no formato atual.

Se ganhar do Operário na próxima quinta, no Mineirão, o Cruzeiro chegará a 62 pontos conquistados. Essa pontuação foi suficiente para que um clube conseguisse o acesso em 8 das 16 edições da Série B disputadas por 20 times no formato de pontos corridos.

Em 2006, o primeiro ano com o formato citado, o América-RN conseguiu o acesso com 61 pontos. Em 2007, o Vitória conseguiu com menos ainda, 59. Quatro anos depois, em 2011, o Sport também subiu com 61. Em 2013 e em 2014, os catarinenses Figueirense e Avaí subiram com 60 e 62 pontos, respectivamente. Em 2018 e 2019, foi a vez dos goianos, Goiás e Atlético-GO repetiram os catarinenses e subiram com 60 e 62 pontos, respectivamente. Por fim, em 2020/21, o Cuiabá chegou na primeira divisão conquistando 61 pontos.

O Cruzeiro já está virtualmente de volta para a primeira divisão. Com 18 pontos de diferença para o quinto colocado, falta apenas a confirmação matemática. De acordo com a UFMG, 62 pontos garantem 99.743% de chance de acesso para um time, no entanto, também segundo a universidade, com a pontuação atual (59), a Raposa já tem 99.99965% de chance.

Quando será confirmado?

Matematicamente, a UFMG calcula que 66 é a pontuação que garante 100% o acesso de um time. Ou seja, a Raposa ainda precisará de mais dois (se vencer o Operário) para confirmar esse acesso. Nesse caso, seria no jogo contra o Vasco, no dia 21 de setembro, no Mineirão.

A confirmação oficial só vai acontecer quando a diferença de pontos do time celeste para o quinto colocado for maior que os pontos que ainda podem ser conquistados. Nesse cenário, a primeira oportunidade é também contra o Vasco, mas o Cruzeiro vai precisar que o Londrina faça, no máximo, mais dois pontos, o Sport e o CRB mais três e o Tombense mais quatro nas próximas duas rodadas. Com isso, a vitória cruzeirense contra o Vasco colocaria o clube com 22 pontos de vantagem para o quinto, com apenas mais 21 pontos em disputa.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por