Base e futebol feminino são trunfos do Cruzeiro para o futuro (Pedro Carvalho e Gustavo Martins / Cruzeiro)
O Cruzeiro tem foco em dois pontos, além do time principal de futebol masculino, para voltar a figurar como um dos principais clubes do Brasil. A Raposa foca na categoria de base para ter um futuro melhor e quer ser ‘expoente’ no futebol feminino brasileiro, é o que garante o diretor de futebol, Pedro Martins.
Sobre a base, Pedro Martins explica que a ideia é acelerar a transição dos jogadores para o profissional de uma forma que não queime o desenvolvimento dos jovens. Hoje em dia, a relação do time profissional com o sub-20 é bem próxima na Toca da Raposa.
“(A base) É um pilar fundamental na nossa gestão. Optamos por jogar a Copa São Paulo com uma equipe sub-17 justamente para olharmos o desenvolvimento deles. Acreditamos que assim vamos acelerar a formação deles. A gente não tem dúvida de que nosso futuro está diretamente ligado ao desenvolvimento, formação e venda de jovens talentos”, disse o diretor.
No elenco atual, o Cruzeiro tem dois atletas que estão servindo a Seleção Brasileira sub-20, o lateral Kaiki e o atacante Stênio, e a intenção é formar mais jogadores que ganhem destaque para que eles possam ajudar o clube tanto dentro de campo quanto fora ao serem vendidos.
Futebol Feminino
Com relação ao futebol feminino, Pedro Martins explicou que o Cruzeiro busca cada vez mais melhorar sua equipe de uma forma que ajude a melhorar também a categoria no Brasil.
“Nosso desafio é fazer com que ocorra um desenvolvimento constante. É uma indústria que está crescendo muito. No futebol brasileiro vemos muitos clubes aumentando sua capacidade de investimentos, mas ainda não vimos melhorias estruturais”.
O diretor de futebol deseja que a Raposa se torne um dos pilares do futebol feminino no Brasil: “Não tenho dúvida de que o Cruzeiro pode ser um expoente dentro dessa indústria”.
Leia mais