Galo e Cruzeiro se destacam entre os brasileiros, com Atlético no "Top 10" e Cruzeiro ganhando sete posições após final da Sul-Americana.
(Gustavo Aleixo e Pedro Souza)
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (16) o ranking atualizado dos clubes da América do Sul, com destaque para os times brasileiros. O Atlético, vice-campeão da Copa Libertadores, ocupa a 7ª posição, enquanto o Cruzeiro, vice-campeão da Copa Sul-Americana, aparece em 26º. O líder da lista é o River Plate, da Argentina.
A atualização do ranking leva em consideração o desempenho dos clubes nas principais competições continentais. O Atlético, que somou 5.507,7 pontos após a final da Libertadores de 2024, subiu sete posições em relação ao ranking anterior, onde estava em 14º. Por sua vez, o Cruzeiro, com 3.101,3 pontos, avançou sete posições após chegar à final da Sul-Americana.
O Palmeiras e o Flamengo são os dois primeiros clubes brasileiros à frente do Galo, ocupando a 2ª e 4ª posições, respectivamente. O Cruzeiro, por sua vez, tem se destacado pela sua recuperação, saindo da 33ª para a 26ª colocação, com a boa campanha na Sul-Americana. Embora não tenha vencido a competição, o clube celeste fez uma campanha sólida e conquistou pontos importantes.
A lista da Conmebol também é importante para a definição dos potes nos sorteios das Copas Libertadores e Sul-Americana de 2025, que ocorrerão em março. Cruzeiro e Atlético, classificados para a Sul-Americana, estarão entre os clubes que disputarão a competição no próximo ano.
Apesar de sua boa classificação no ranking, o Atlético não garantiu uma vaga na Libertadores de 2025, já que não conseguiu se classificar pelo Campeonato Brasileiro.
Veja os 30 primeiros colocados do ranking de clubes da Conmebol:
Leia mais