Cruzeiro busca o penta da Copa do Brasil após dez anos do último título

Pedro Artur - Do Hoje em Dia
08/04/2013 às 07:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:37

A conquista da Copa do Brasil é prioridade na Toca da Raposa II – o campeão garante vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Para isso, no entanto, o Cruzeiro terá que se recuperar dos últimos fracassos na competição. O time estrelado venceu o torneio pela última vez há dez anos, em 2003, e depois só colheu maus resultados em suas participações seguintes, em 2005, 2006, 2007 e 2012. Nos outros anos desse período, o time disputou a Libertadores e ficou de fora da competição nacional.

Para afastar esse trauma recente, o Cruzeiro vai contar com um aliado, o técnico Marcelo Oliveira, que busca seu primeiro caneco no torneio, depois de deixar escapar as duas últimas edições da Copa do Brasil, com o Coritiba, perdendo as decisões para Vasco e Palmeiras, respectivamente.

A busca pelo título começa quarta-feira, contra o CSA, às 21h50, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Cruzeiro elimina o jogo de volta, programado para 25 de abril, no Mineirão.

Pesadelo

O passado recente pode servir de exemplo para os comandados de Marcelo Oliveira não repetirem os fracassos de outros grupos. O maior pesadelo, após o título de 2003, foi em 2005. O Cruzeiro chegou às semifinais e carregava todo o favoritismo diante do Paulista, de Jundiaí.

Sob o comando de Levir Culpi, o time celeste foi derrotado por 3 a 1, na partida de ida, no interior de São Paulo. Na volta, no Mineirão, chegou a abrir 3 a 0 no primeiro tempo. Na etapa final, sofreu dois gols de falta e foi eliminado diante de quase 40 mil torcedores.

Em 2006, o algoz foi o Fluminense, que venceu os dois confrontos, válidos pelas quartas de final. No ano seguinte, em 2007, o modesto Brasiliense encerrou o sonho do penta, nas oitavas.

No ano passado, o Cruzeiro caiu diante do Atlético-PR, que disputava a Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois times se enfrentaram nas oitavas de final.

Recordista

Antes desse histórico ruim, o Cruzeiro conquistou a Copa do Brasil quatro vezes. O primeiro título foi em 1993, numa final contra o Grêmio. Três anos depois, foi a vez de superar o Palmeiras.

Em 2000, o tri, com um gol de falta de Geovanni, aos 46 minutos do segundo tempo, foi conquistado diante do São Paulo por 2 a 1.

O tetra, que colocou o Cruzeiro ao lado do Grêmio, como os maiores vencedores da competição, saiu diante do Flamengo, em 2003, ano da Tríplice Coroa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por