Clube mineiro tenta superar Flamengo e Fluminense no mesmo ano fora de casa, como em 2008, em meio à disputa pelo título da Série A e por vaga na Libertadores de 2026
Kaio Jorge deixou sua marca contra o Flamengo na vitória celeste do primeiro turno (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro volta ao Maracanã com a chance de repetir uma sequência que não acontece há 17 anos: vencer Flamengo e Fluminense no estádio em uma mesma temporada. A última vez foi em 2008, quando o time superou o Tricolor por 3 a 1 e, dias depois, derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1.
Apesar das diversas oportunidades ao longo da história, a combinação é rara. Como visitante, a equipe mineira já enfrentou o Flamengo 40 vezes e o Fluminense em 43 partidas no Rio de Janeiro.
Na campanha de 2008, o triunfo sobre o Fluminense teve gols de Guilherme, Fabrício e Wagner, com Washington descontando. Logo depois, diante do Flamengo, Guilherme e Rômulo Antoneli marcaram para o Cruzeiro, enquanto Vandinho fez para os mandantes.
O cenário da tabela amplia o peso dos jogos. O Flamengo lidera a Série A com 54 pontos e 75% de aproveitamento. O Cruzeiro aparece em segundo lugar, com 50 pontos em 25 partidas, equivalente a 66%. O Palmeiras está em terceiro, também com 50 pontos, mas com duas partidas a menos e rendimento de 71%.
Cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam o Flamengo como favorito ao título, com 52,8% de chances. O Palmeiras tem 30,4%, enquanto o Cruzeiro surge com 15,1%.
Um triunfo no Maracanã pode reduzir a diferença entre Flamengo e Cruzeiro para apenas um ponto. Em caso de derrota, os rubro-negros abririam até sete pontos de vantagem sobre os mineiros.
Leia mais