Time de Leonardo Jardim já encerrou séries positivas de Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Bahia no Brasileirão
(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro entra em campo neste domingo (21), às 20h30, no Mineirão, para defender um tabu de mais de 34 anos diante do Bragantino, mas antes disso já acumulou conquistas sobre adversários diretos no Campeonato Brasileiro. A equipe dirigida por Leonardo Jardim tem interrompido sequências positivas de rivais e colocado fim a invencibilidades que se arrastavam por meses.
O primeiro grande feito aconteceu na 7ª rodada, quando a Raposa derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão. Além de encerrar a invencibilidade do então líder do campeonato, o resultado também marcou a primeira vitória celeste sobre o clube carioca na Série A desde 2015.
Poucas rodadas depois, na 11ª, foi a vez de encarar o Palmeiras, que defendia uma série de 17 jogos sem perder como visitante, sendo 14 vitórias e três empates. Com o apoio da torcida, o Cruzeiro venceu novamente por 2 a 1 e encerrou a sequência alviverde fora de casa.
Na 14ª rodada, o time mineiro foi ao Maracanã e superou o Fluminense por 2 a 0. O Tricolor não havia sido derrotado como mandante no Brasileirão até então. A última queda havia acontecido em setembro do ano anterior, diante do Botafogo.
A 18ª rodada reservou novo encontro com um rival direto: o Botafogo, atual campeão brasileiro. O time carioca estava invicto no estádio Nilton Santos em 2025, mas viu o Cruzeiro vencer por 2 a 0. A última derrota alvinegra em casa pela competição também havia sido para a equipe mineira, em julho de 2024, por 3 a 0.
Mais recentemente, na 23ª rodada, a Raposa superou o Bahia em Salvador por 2 a 1. O resultado encerrou a invencibilidade do tricolor baiano como mandante, que vinha desde novembro de 2024, quando havia sido superado pelo Palmeiras.
Com os resultados, o Cruzeiro soma 47 pontos e ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe está três pontos atrás do Flamengo, que tem uma partida a menos.
Leia mais